Açoriano Oriental
Bispo católico chinês ordenado com a rara bênção de Pequim e do Vaticano
Um sacerdote católico chinês foi ordenado bispo em Anyang, na província de Henan, centro da China, numa rara ordenação reconhecida ao mesmo tempo pelas autoridades chinesas e pelo Vaticano, anunciou um jornal oficial.

Autor: Lusa/AO online

 

Joseph Zhang Yinlin, 44 anos, foi ordenado no passado dia 04 de agosto, numa cerimónia que reuniu mais de 1.500 pessoas, entre as quais 75 padres e 120 freiras, e que "teve extensa cobertura na Radio Vaticano", indicou o China Daily, citando um porta-voz da diocese de Henan.

Foi a primeira ordenação do género realizada naquela província em mais de três anos, realça o jornal na primeira pagina.

A Republica Popular da China e a Santa Sé não têm relações diplomáticas. A Igreja Católica Patriótica Chinesa, a única reconhecida pela Administração Estatal dos Assuntos Religiosos, é independente do Vaticano e nomeia os seus próprios bispos.

Oficialmente, a China tem cerca de 12 milhões de católicos, o que corresponde a menos de 1% da população do país.

Segundo alguns analistas, a ordenação de novo bispo de Anyang "poderá assinalar uma mudança positiva nas relações entre Pequim e o Vaticano".

"Pela primeira vez em muitos anos, a ordenação de um bispo decorreu sem controvérsia. Dezenas de bispos e padres não controversos assistiram à cerimónia. No passado, tais cerimónias eram desfiguradas pela presença de alguns bispos cuja seleção gerou controvérsia por terem sido escolhidos pelo governo chinês", escreveu o sinólogo italiano Francesco Sisci, radicado em Pequim.

Num artigo publicado no fim semana, Francesco Sisci lembrou que "em várias ocasiões, o papa Francisco manifestou vontade para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping," e refere que ambos deverão estar em Nova Iorque no próximo mês.

A província chinesa de Henan, atravessada pelo mítico Rio Amarelo, é uma das mais populosas do país, com cerca de 105 milhões de habitantes.

Além de Joseph Zhang Yinlin, "a diocese de Henan tem outro sacerdote aprovado pelo Vaticano como candidato a bispo", Cosmos Ji Chengyi, cuja data de ordenação não foi ainda fixada, adiantou o jornal China Daily.

A Santa Sé é o único estado europeu que mantém relações oficiais com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente e que Pequim considera uma província da China e não uma entidade politica soberana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados