Berta defende desenvolvimento em todas as ilhas

A candidata do PSD/Açores à presidência do Governo Regional, Berta Cabral, não se conforma com a desertificação de algumas ilhas, assegurando que o projeto social-democrata de governação dará uma oportunidade de desenvolvimento a cada uma delas.


 

“Nós não podemos permitir que algumas ilhas continuem a desertificar. Nós não nos conformamos com isso. Queremos que cada ilha tenha uma oportunidade de desenvolvimento”, afirmou Berta Cabral esta sexta-feira à noite, num jantar comício na Casa do Povo de S. Mateus, na ilha do Pico, nos Açores.

Segundo disse, para o PSD é importante que cada uma das nove ilhas do arquipélago fixe a sua população e sobretudo os seus jovens, porque “é nos jovens que vamos ter energia e vitalidade para desenvolver todas as ilhas”.

Para que tal aconteça, Berta Cabral referiu que é preciso apostar na criação de emprego e aos picarotos em particular deixou o compromisso de resolver o problema da cooperativa Lacto Pico, que reúne 60 produtores de leite e que está a braços com problemas de ordem financeira.

“Quero que tenham a certeza de que um Governo Regional dos Açores presidido por mim vai imediatamente ter em conta e resolver a situação aflitiva em que vive a lavoura do Pico e em que vivem todos os trabalhadores da Lacto Pico”, garantiu, acrescentando que “com o PSD no Governo a Lacto Pico não será mais uma das 500 e muitas empresas que já faliram nos Açores”.

Berta Cabral, que passou parte da infância no Pico, lembrou que o setor da construção civil é o que “mais tem sofrido” com o desemprego e “desatenção do Governo do partido socialista”, revelando que tomou hoje conhecimento que uma empresa no arquipélago “vai despedir cerca de 170 pessoas”.

A candidata e líder do PSD/Açores manifestou a intenção de reanimar a tradicional indústria da construção naval no Pico, argumentando que “são as indústrias que acrescentam valor, criam emprego e riqueza”.

“Onde é que está o novo investidor para os Estaleiros da Madalena? Onde é que está a construção naval tão característica de Santo Amaro do Pico? O que é feito de uma indústria que não se pode perder?”, perguntou Berta Cabral, para lembrar que a 14 de outubro é preciso escolher entre “o projeto do medo e o projeto da esperança” que lidera.

Esta tarde a candidata social-democrata fez campanha de rua na freguesia da Criação Velha, na ilha do Pico, e apesar da chuva intermitente distribuiu beijos e apelou ao voto no dia 14 de outubro.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares