Açoriano Oriental
UE
Berlusconi publica carta de apoio a Tony Blair
O primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, manifestou esta quarta-feira o seu apoio ao ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair para a presidência da União Europeia, numa carta publicada num diário italiano.

Autor: Lusa / AO online
"Estou completamente de acordo com a sua ideia, até já estava antes de você a ter", escreveu Berlusconi na carta, publicada pelo diário Il Foglio e dirigida ao seu antigo porta-voz Giuliano Ferrar, director do jornal.

"Tony Blair tem todas as competências necessárias para assumir o papel de primeiro presidente da UE, tal como ele é definido pelo Tratado de Lisboa, e para ser nomeado para esse cargo assim que seja jurídica e politicamente possível aplicar a cláusula que prevê a renovação da governação europeia", acrescentou.

"Em concordância com muitos outros chefes de Estado e de governo e em coordenação com as forças vivas do Parlamento Europeu, o meu governo e eu vamos mobilizar-nos para que uma grande herança política, construída na base da coragem, equilíbrio e prudência (…) não se disperse", concluiu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, afirmou no início deste mês que Itália preza Tony Blair e que veria com bons olhos a sua nomeação para a presidência da UE.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados