Açoriano Oriental
BE/Açores diz que Orçamento da região para 2021 tem “falta de ambição”

O deputado do BE/Açores António Lima disse que o Orçamento dos Açores para 2021 tem “falta de ambição”, salientando que o atual Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, “continua as políticas seguidas pelo anterior governo” do PS.

BE/Açores diz que Orçamento da região para 2021 tem “falta de ambição”

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o bloquista, os documentos propostos demonstram uma “visão pequena sobre as potencialidades dos Açores e falta de ambição para diversificar a economia e construir o futuro”.

“A economia dos Açores precisa de diversificação e de uma base de crescimento assente na ciência e no conhecimento avançado, como sempre o Bloco de Esquerda tem defendido”, acrescentou.

António Lima intervinha na Assembleia Legislativa dos Açores, no Faial, no primeiro dia da discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021.

O coordenador do BE/Açores defendeu que o Plano e Orçamento “confirmam” que o executivo açoriano, liderado pelo social-democrata Bolieiro “continua as políticas seguidas pelo anterior governo” regional liderado pelo socialista Vasco Cordeiro.

“Estamos ainda no início deste debate. Mas, perante os documentos apresentados pelo Governo, parece que esta maioria só tem um conselho para dar à geração de jovens mais bem preparada de sempre: ‘esta região não é para vocês, procurem outro lugar para viver’”, apontou.

Quanto ao combate da pandemia da Covid-19 na região, o líder parlamentar do BE/Açores considerou que “nada se vê de diferente para melhor”, uma vez que “não há clareza, coerência nem assertividade nas medidas aplicadas”.

“Temos um secretário da saúde exaltado que culpa toda a gente quando as coisas correm mal, inclusive o povo, mas que, em contrapartida, não é capaz de explicar o fundamento técnico das medidas que impõe”, criticou.

O deputado disse que, “incompreensivelmente”, o atual executivo incentiva as empresas a “criar mais trabalho precário”, mantendo os apoios públicos para as empresas contratarem a prazo.

“O Bloco de Esquerda propõe que os apoios públicos às empresas garantam a manutenção de todos os postos de trabalho e que os programas de combate à precariedade garantam contratos efetivos”, afirmou.

Quanto ao setor da saúde, António Lima destacou que a proposta de Plano e Orçamento dos Açores vai aumentar apenas em 200 mil euros o investimento no parque de equipamentos clínicos.

“Na saúde, dizia este Governo [Regional] que ia acabar com a suborçamentação que enfraquece o Serviço Regional de Saúde. A promessa foi sonante, mas na prática vai ficar tudo como no passado: à espera de melhores dias”, reforçou.

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.