Açoriano Oriental
BE/Açores defende urgente reabilitação da zona do aeroporto de Santa Maria

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda/Açores defendeu esta terça-feira a urgente reabilitação de toda a zona envolvente ao Aeroporto de Santa Maria, questionando o Governo Regional sobre o calendário previsto.

BE/Açores defende urgente reabilitação da zona do aeroporto de Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

Num requerimento entregue na mesa da Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados do Bloco, citados em nota de imprensa, pretendem saber do Governo Regional - além do calendário do processo de reabilitação do zona do Aeroporto de Santa Maria - quantas casas apresentam condições de habitabilidade e as habitações que necessitam de ser reabilitadas.

Os parlamentares António Lima e Paulo Mendes consideram que, “no âmbito de todo este processo de loteamento dos bairros e toda a zona envolvente do aeroporto de Santa Maria, verifica-se que muito ainda falta fazer ao nível da reabilitação, quer do parque habitacional, quer da zona envolvente”.

O aeroporto de Santa Maria e suas infraestruturas foram determinantes para as forças bélicas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo hoje aquela estrutura usada para fins de escalas técnicas e pela aviação comercial.

Aquelas infraestruturas são atualmente propriedade dos Açores, na sequência de uma decisão de abril de 2013, do Conselho de Ministros, que aprovou a transferência de terrenos e edifícios no aeroporto da ilha de Santa Maria para o "domínio privado" da região.

O diploma aprovado procedeu "à desafetação do domínio público aeroportuário do Estado de parcelas de terreno e edifícios implantados no aeroporto de Santa Maria e transfere os referidos bens para o domínio privado da região".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados