Açoriano Oriental
BE/Açores critica impedimento de visitar escola, conselho executivo diz não receber partidos

O BE/Açores referiu hoje que o conselho executivo da Escola Básica Integrada Canto da Maia impediu o partido de visitar o estabelecimento de ensino, mas o presidente do conselho executivo disse que, em 10 anos, nunca recebeu forças políticas.

BE/Açores critica impedimento de visitar escola, conselho executivo diz não receber partidos

Autor: Lusa/AO Online

“Ao longo dos 15 anos de representação do Bloco de Esquerda no parlamento dos Açores, foi com o atual governo de coligação PSD, CDS e PPM que, pela primeira vez, um conselho executivo de uma escola pública recusou receber deputados eleitos democraticamente", afirma o Bloco, em nota de imprensa.

O BE/Açores considera "inadmissível esta atitude do conselho executivo da Escola Canto da Maia”, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), descrevendo-a como “um bloqueio ao exercício democrático da oposição”.

De acordo com a estrutura partidária, os “representantes do povo, eleitos democraticamente, têm não só o direito, mas, acima de tudo, o dever de contactar com os responsáveis pelo funcionamento das escolas.”.

“Só assim será possível conhecer de perto a realidade de cada comunidade escolar, para perceber os seus sucessos, as suas dificuldades e as suas ambições, de forma a poder contribuir para uma melhor Educação. É por isso que o Bloco de Esquerda está a realizar reuniões com conselhos executivos de várias escolas com o objetivo de perceber como está a ser preparado o início do próximo ano letivo”, refere.

Os bloquistas sublinham que este ano letivo tem desafios particulares, como a falta de assistentes operacionais, a dificuldade em preencher as vagas para professores e a introdução de novos métodos, como os manuais digitais no 5.º e no 8.º anos.

“Tudo isto num ano marcado também por dificuldades económicas de muitas famílias e com o regresso à normalidade no funcionamento das escolas, com o fim das regras sanitárias aplicadas ao longo dos últimos dois anos”, diz o BE/Açores.

O presidente do conselho executivo do estabelecimento, declarou, entretanto, à agência Lusa que a estrutura partidária solicitou uma reunião com o conselho executivo para o dia 29, 30 ou 31 de agosto de manhã.

Miguel Gameiro respondeu, por e-mail: "Acuso a vossa proposta de reunião, no entanto, enquanto presidente deste órgão, nunca aceitei reunir-me formalmente com qualquer força partidária.”

O representante escolar exerce funções há 10 anos e sublinhou que durante o seu mandato "foi sempre esta a prática adotada".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados