Juros

BCE pode descer taxas já em Outubro

BCE pode descer taxas já em Outubro

 

Lusa/AO online   Economia   23 de Set de 2011, 12:35

O governador do Banco Central da Bélgica disse que o Banco Central Europeu poderá agir sobre os riscos para o crescimento europeu já no próximo mês se os dados económicos foram desanimadores.
O membro do Conselho de Governadores Luc Coene afirmou, numa entrevista na quinta-feira ao final da noite em Washington, que as potenciais medidas incluem a reintrodução de empréstimos a longo prazo entre bancos com maturidade a 12 meses ou ainda mais, e respondeu que "o BCE nunca exclui nada à partida", quando questionado se é garantido que um corte nas taxas de juro em Outubro é garantido.

"Se os dados no princípio de Outubro mostrarem que as coisas pioraram mais do que antecipámos, vamos olhar para o tipo de decisões que teremos de tomar sobre isso", disse Coene.

Os decisores políticos europeus estão pressionados pelos seus parceiros mundiais para controlarem os riscos da crise da dívida soberana, e esta semana o Fundo Monetário Internacional disse mesmo que a Europa é um dos maiores riscos para a economia mundial, cuja previsão de crescimento foi, aliás, revista em baixa.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.