Açoriano Oriental
Zona Euro
BCE espera recuperação "gradual" da economia
A economia da zona euro está a estabilizar, esperando-se uma recuperação "gradual" mas "bastante irregular", marcada ainda por um grande grau de incerteza, considera o Banco Central Europeu (BCE), no seu boletim mensal.
 BCE espera recuperação "gradual" da economia

Autor: Lusa / AO online
Em editorial, o BCE indica que a zona euro vai beneficiar da recuperação das exportações, dos importantes estímulos à economia adoptados pelos governos, assim como das medidas tomadas para por novamente o sistema financeiro a funcionar.

Os economistas do BCE esperam, no entanto, que a recuperação se mantenha "bastante irregular".

Se no curto prazo será apoiada por vários factores temporários, "é provável que, no médio prazo, seja afectada pelo processo de correcção de balanços em curso nos sectores financeiro e não financeiro da economia, tanto dentro como fora da área do euro" notam.

Assim, o BCE considera que "a incerteza permanece elevada", e que "a volatilidade nos dados divulgados justifica cuidado na interpretação da informação disponível".

No que respeita à inflação, ainda negativa em Setembro na zona euro, a perspectiva do BCE é que passe de novo a ser positiva nos próximos meses, embora permaneça em níveis moderados.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados