Açoriano Oriental
"Balcão único" vai centralizar venda de bilhetes para transporte aéreo e marítimo
O Governo dos Açores vai criar um "balcão único" para a venda de bilhetes do transporte aéreo e marítimo de passageiros na região, para facilitar a mobilidade de pessoas e bens e o planeamento de viagens intermodais.
"Balcão único" vai centralizar venda de bilhetes para transporte aéreo e marítimo

Autor: Lusa/AO online

 

O anúncio foi feito hoje, na cidade da Horta, pelo secretário regional que tutela o setor, Vítor Fraga, durante a apresentação do Plano Integrado dos Transportes (PIT), que pretende coordenar o transporte aéreo, marítimo e terrestre no arquipélago.

"Procederemos à coordenação de horários de transportes aéreos e marítimos na Região, para assegurar maior interligação entre ambos e uma maior mobilidade de passageiros e carga, quer inter-ilhas, quer nas ligações com o exterior", sublinhou.

A transportadora aérea regional SATA "passará a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda", os bilhetes para viagens marítimas nas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge), prevendo-se que, numa segunda fase, o inverso também possa acontecer, explicou.

Vitor Fraga adiantou que, no âmbito desta coordenação entre meios de transporte, durante o mês de março já será possível, por exemplo, viajar ao sábado entre Lisboa e São Jorge, via Pico, ou viajar à quinta-feira entre a Horta e a Terceira, via São Jorge.

O executivo açoriano vai também criar um Serviço de Bagagem e Carga Integrada (SBCI), que permitirá garantir que qualquer passageiro possa levantar a sua bagagem no destino final, após uma deslocação intermodal.

"Desta forma, serão reduzidos os tempos de espera, aumentando os níveis de conforto para o passageiro e permitindo ainda otimizar as rotas de carga aérea com o objetivo de abreviar o tempo de entrega no destino", insistiu o titular da pasta dos Transportes na região.

Vítor Fraga anunciou ainda que serão desenvolvidos novos títulos de transporte, com o objetivo de "reduzir o custo" e dar maior grau de liberdade à mobilidade de passageiros e viaturas.

A intenção do governante é alargar, de forma gradual, o passe social a todas as ilhas, à semelhança do que já existe em São Miguel e na Terceira, com o objetivo de reduzir os custos das viagens e promover a utilização dos transportes públicos terrestres.

O Governo Regional anunciou também que vai efetuar, ao longo desta legislatura, várias obras em infraestruturas portuárias e aeroportuárias, para aumentar a operacionalidade e os níveis de conforto e segurança dos passageiros.

A remodelação da aerogare do Corvo ou a requalificação da aerogare e a construção de uma nova torre de controlo na Graciosa são algumas das obras previstas, a par da ampliação do cais das Velas, em São Jorge, e do porto da Casa, no Corvo, a reabilitação do cais 12 na Praia da Vitória e a construção do novo terminal de passageiros de São Roque do Pico.

Para implementar o PIT, o Governo açoriano irá rever as obrigações de serviço público dos transportes aéreo e marítimo inter-ilhas e as ligações aéreas entre a região, o continente e a Madeira, embora esta última continuem "dependente de decisão do Governo da República".

"Esta revisão visa ainda salvaguardar o interesse dos Açores e dos açorianos, ao permitir o acesso a uma tarifa semiflexível, com um preço máximo e igual para todos os residentes nos Açores, ao manter as atuais 'gateways' e o sistema de subsidiação dos encaminhamentos", lembrou Vitor Fraga.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados