Açoriano Oriental
Covid-19
Autarcas elogiam responsabilidade do povo de Rabo de Peixe

Os presidentes da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe elogiaram a responsabilidade do povo daquela freguesia, depois de sete mil residentes terem sido testados voluntariamente à covid-19.

Autarcas elogiam responsabilidade do povo de Rabo de Peixe

Autor: Lusa/AO Online

“Queria agradecer de forma muito sincera, e que me tornou extremamente orgulhoso, à população desta vila. Foi um exemplo de cidadania, exemplo de grande responsabilidade social”, declarou o presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira, referindo-se ao voluntarismo dos cidadãos para serem testados.

O autarca falava numa conferência de imprensa realizada na sede da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, onde esteve acompanhado pelo presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.

Ambos fizeram um balanço da operação de testagem à população, que detetou 119 casos positivos de covid-19 naquela vila piscatória, que está com uma cerca sanitária desde dia 03 de dezembro.

Jaime Vieira salientou que “muito do que se diz” acerca de Rabo de Peixe “não é verdade” e considerou o surgimento de 119 casos no âmbito da testagem em massa é uma “pequena vitória”.

“Os números apresentados de 119 casos positivos em 7 mil pessoas são, no nosso entender, uma pequena vitória. Pequena vitória porque é preciso não esquecer que são testes em massa, toda a gente saiu à rua e havia muita gente assintomática”, afirmou.

O presidente da junta destacou que a testagem “foi apenas a primeira fase de operação”, alertando para a necessidade de a população continuar a cumprir as normas de segurança.

Jaime Vieira avançou que a junta a que preside irá implementar um “gabinete de apoio à covid-19”, que vai contar “com vários elementos profissionais” da área da saúde.

Por seu lado, o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou que a autarquia assumiu o “suporte financeiro e logístico” da operação e disse estar “orgulhoso” dos rabo-peixenses.

“Dizia antes da operação que esta era uma oportunidade de a vila demonstrar aquilo que vale. Já sabíamos aquilo que esta vila valia e acho que ficou demonstrado para aqueles que eram mais céticos que estamos a falar de gente muito capaz”, declarou.

A cerca sanitária de Rabo de Peixe, em vigor desde o dia 03, foi prolongada até ao dia 13, resultado do "elevado potencial de transmissão comunitária ativa" de covid-19 naquela freguesia do concelho da Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio disse concordar com o prolongamento da medida, salientando que, nos “próximos dias”, serão testadas entre “1500 a 2000” pessoas, consideradas “contactos próximos de alto risco dos casos positivos”.

O autarca da Ribeira Grande acrescentou que irá entrar em funcionamento no parque de estacionamento da junta de Rabo de Peixe um posto de testagem à covid-19 'drive thru'.

Sobre os alunos residentes em Rabo de Peixe e que frequentam escolas fora do concelho, Gaudêncio disse ter o compromisso da secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, de que esses “alunos não serão prejudicados na avaliação”.

Jaime Vieira disse ainda acreditar, de “forma convicta”, que a cerca sanitária não irá ser prolongada para lá do próximo domingo.

“Não depende de nós, mas tenho essa convicção de que não será preciso confinar mais, porque também não aguentamos maior confinamento”, afirmou o presidente da junta, referindo-se ao prazo para o levantamento da cerca.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados