Açoriano Oriental
Euro2008
Áustria e Polónia continuam na luta
A Polónia e a Áustria empataram hoje 1-1, em jogo da segunde jornada do grupo B do Euro2008 de futebol, resultado que coloca a Croácia nos quartos-de-final e fora do caminho de Portugal na próxima fase
Áustria e Polónia continuam na luta

Autor: Lusa/AO
Áustria e Polónia empataram hoje em Viena, para a segunda jornada do grupo B do Euro2008 de futebol, deixando a Croácia, que antes batera a Alemanha, como virtual vencedora do grupo.
Alemanha e Austria, que jogarão entre si na terceira e última jornada, e a Polónia, que joga contra a descontraída Croácia, são os três candidatos à segunda vaga do grupo, a do adversário de Portugal, vencedor do grupo A, nos quartos-de-final.
Tudo parecia pender para o lado da Polónia, que se adiantou aos 30 minutos e controlava o jogo nos instantes finais, mas uma momentânea falta de calma deu em grande penalidade que Vastic converteu, já o cronómetro do árbitro, o britânico Howard Webb, marcava 93 minutos.
Mais evoluídos tecnicamente, os polacos ainda podem atingir o segundo lugar do grupo, mas tudo está mais difícil para eles: terão de ganhar à Croácia por mais de um golo de diferença e esperar que a Áustria ganhe à Alemanha pela margem mínima.
Roger Guerreiro, brasileiro de São Paulo naturalizado pela Polónia, marcou o primeiro golo do jogo aos 30 minutos, finalizando uma jogada em que estiveram envolvidos Smolarek e o ex-vimarenense Saganowski, que fez o passe final.
Quando o golo apareceu ficou um certo sentimento de injustiça no estádio Ernst Happel, já que até então as melhores ocasiões pertenciam à equipa da casa, balanceada para o ataque logo desde o primeiro minuto.
No primeiro quarto de hora a Áustria, com o bracarense Roland Linz a titular, rondara por três vezes a baliza de Boruc, mas Harnic, por duas vezes, e Leitgeg não conseguiram inaugurar o marcador.
A Polónia, decididamente melhor a trocar a bola, chegou ao golo à meia hora e enviou uma bola ao poste, aos 35 minutos (Zewlakow), demonstrando que iria tudo fazer para não ficar pelo caminho no torneio.
Mais precisos no ataque os polacos, mas mais ofensivos e batalhadores os austríacos - o jogo estava aberto e equilibrado e ambas as equipas percebiam isso. Tudo se podia resolver no segundo tempo.
A Áustria recomeçou de novo com tendência atacante, mas foi sol de pouca dura e por volta dos 60 minutos era claro que a Polónia controlava a situação.
A selecção da casa parecia ter estourado, enquanto a Polónia, mesmo sem forçar, podia ter chegado ao golo, com Saganowski, Krzynowek, Smolarek e Murawski a conseguirem várias ocasiões.
Já em tempo de descontos, Leitgeg cobra um livre na direcção de Prodl e este é puxado, em plena grande área da Polónia. Webb não tem dúvida em apitar para grande penalidade.
Vastic, nascido na Croácia e naturalizado austríaco, cobrou para o inesperado empate, que voltou a fazer a Austria sonhar com o apuramento, que poderá conseguir com uma vitória sobre a Alemanha.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados