Açoriano Oriental
Arquipélago com programação no feminino em fevereiro

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas entra em fevereiro com uma nova exposição, teatro, música e visitas guiadas, numa programação integralmente no feminino.

Arquipélago com programação no feminino em fevereiro

Autor: AO online

Susana Aleixo Lopes, artista açoriana, inaugurará na sala 3, no dia 12 às 16h00, “Whether There Be Shine or Gloom” (título inspirado num poema de John Keats), a sua primeira exposição individual numa instituição. Os novos trabalhos, essencialmente escultóricos, cruzam meteorologia com estados emocionais e mesmo mentais, numa tentativa de criar imagens que simbioticamente integram o corpo humano e o natural.

Também no dia 12, às 18h00, realizar-se-á a apresentação da peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” de e com Sara Barros Leitão. Esta peça tem o seu título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas” e centra-se no trabalho das mulheres, muitas vezes invisível, e que muda o mundo. A peça, com uma enorme circulação nacional, chega finalmente a São Miguel.

Nos dias 24 e 25, acontecerá “Prolífica – 1º Festival Comunidade Compositoras Açores”, promovida pela recém-criada associação "Prolíficas" cujo principal objetivo é impulsionar a representatividade de mulheres compositoras através da realização de eventos, da edição fonográfica e de partituras, de diálogos interdisciplinares com diferentes áreas artísticas e do saber. O dia 24 é exclusivamente dedicado a escolas, com a peça musical “A ilha que nunca parava de andar”, seguido da oficina “Bemóis e outros Bicharocos”. Já no dia 25, a partir das 15h00, vários espaços do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas serão palco para a apresentação das obras das compositoras que compõem “Prolíficas” (Sara Ross, Ana Paula Andrade, Ângela da Ponte, Sara Cruz, Katerina L’dokova).

O último domingo do mês, a 26 de fevereiro pelas 15h00, trará uma visita guiada à exposição “Whether There Be Shine or Gloom” com a presença da artista.

Continua patente a exposição “Confissões de uma baptizada” de Carla Filipe.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados