Apreensão de 16 quilos de lapas na ilha das Flores

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de Santa Cruz das Flores, apreendeu 16 quilos de lapas, na ilha das Flores.



A GNR refere em comunicado que no decorrer de uma ação de patrulhamento e vigilância da costa, os militares da Guarda “detetaram o suspeito de 52 anos que se encontrava a exercer a apanha de lapas, em período de defeso, pela modalidade de apanha submarina (mergulho), não possuindo qualquer tipo de licenciamento, motivo que levou à apreensão das lapas e à identificação do indivíduo”.


No âmbito dessa fiscalização à atividade piscatória, foi dado conhecimento à Inspeção Regional das Pescas e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender a 3 500 euros.


A GNR adianta que as lapas apreendidas reuniam boas condições de sobrevivência e por isso foram devolvidos ao seu habitat natural.



PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno