Açoriano Oriental
Ana Luís será a nova presidente da Assembleia Legislativa dos Açores por indicação do PS
A economista Ana Luís, de 36 anos, será a próxima presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, substituindo no cargo Francisco Coelho, por indicação do PS, partido que tem a maioria absoluta no parlamento regional.
Ana Luís será a nova presidente da Assembleia Legislativa dos Açores por indicação do PS

Autor: Lusa/AO Online

“O nome que indicaremos para presidente é Ana Luís”, afirmou esta noite Berto Messias, líder parlamentar do PS/Açores, em declarações aos jornalistas na Horta, Faial, no final da primeira reunião do grupo parlamentar socialista.

Ana Luís, que encabeçou a lista de candidatos do PS/Açores pelo círculo do Faial nas eleições regionais de 14 de outubro e presidia à Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas (SPRHI), não foi uma escolha unânime dos 31 deputados regionais socialistas, mas, segundo Berto Messias, obteve um “largo consenso”.

“Os órgãos do partido discutiram as candidaturas e os nomes que teriam melhores condições para assumir as funções e foi decidido que Ana Luís reúne essas condições”, frisou, acrescentando que a economista “será uma excelente presidente e dignificará a instituição e o regime autonómico”.

Berto Messias recordou que “ao longo da campanha eleitoral, o PS afirmou a importância e a necessidade de renovar as instituições políticas e os órgãos políticos da região”.

Nesse sentido, salientou que o partido “entendeu que seria importante escolher outro nome (para a presidência do parlamento regional), sem demérito para o presidente cessante, que desempenhou as funções com grande elevação, dignidade e capacidade”.

“No âmbito desta renovação que o PS entende ser a matriz adequada nesta fase, entendemos que Ana Luís seria a melhor opção”, acrescentou Berto Messias.

O PS, além do nome de Ana Luís para a presidência da Assembleia Legislativa, vai também propor os deputados Ricardo Cabral para vice-presidente e Bárbara Chaves para secretária.

Os 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores eleitos a 14 de outubro vão tomar posse hoje à tarde na Horta, Faial, altura em que também será eleito o presidente do parlamento regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados