Autor: Rui Jorge Cabral
Citado em nota de imprensa, Paulo do Nascimento
Cabral, que vai em sétimo lugar na lista nacional de candidatos da AD
ao Parlamento Europeu, falava após reunir-se com a reitora da
Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.
Para Paulo do Nascimento Cabral, “há cada vez mais fundos na gestão direta da Comissão Europeia e estima-se que serão diminuídos os financiamentos de gestão aos Estados-membros, o que tem de ser compensado e a Universidade dos Açores tem ótimos quadros, ótimos técnicos que têm feito um trabalho excecional em programas como Horizonte Europa e Erasmus”.
E para o candidato açoriano da AD, a Universidade dos Açores “pode exercer um papel essencial junto do tecido empresarial e social através de candidaturas a estes financiamentos europeus”.
O candidato
social-democrata afirmou ainda a propósito da reunião com a reitora da
Universidade dos Açores “ter recebido também um encargo que passa pela
revisão do próximo programa Erasmus, de modo a que haja uma
discriminação positiva em relação aos estudantes que vêm para os
Açores”.
Citado em nota de imprensa, Paulo do Nascimento Cabral recordou que a última eurodeputada do PSD/Açores no Parlamento Europeu (Sofia Ribeiro, atual secretária regional da Educação, Cultura e Desporto) “conseguiu uma majoração para a viagem, mas tendo em conta a subida ao nível dos custos de vida, como a habitação, importa proceder a uma atualização dos valores a atribuir”.
Paulo do Nascimento Cabral defendeu igualmente que “há a necessidade de prosseguir e aprofundar um trabalho no âmbito das políticas europeias vocacionadas para a investigação, inovação e ensino superior”, destacando “a importância da inovação numa Região como a dos Açores, uma das regiões onde há menos investimento e investigação da parte do setor privado, de acordo com os últimos dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico)”.
Por isso, concluiu o candidato açoriano da AD ao
Parlamento Europeu, “é fundamental termos um setor privado em associação
com a nossa Universidade e com os nossos centros de investigação para
promover aqui produtos de maior qualidade e maior diferenciação”.