Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Na ilha de São Miguel, foram diagnosticados 16 novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, dos quais quatro dizem respeito a uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada; quatro resultam de uma nova cadeia comum entre Ponta Delgada e Ribeira Grande; outros quatro resultam de outra nova cadeia na Ribeira Grande; bem como há um novo caso por aferir.
13 novos casos na Terceira
Na ilha Terceira, foram dignosticados quatro novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas; quatro novos casos por aferir; dois novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Praia da Vitória, e três novos casos de residentes em Angra do Heroísmo, com histórico de viagem ao exterior da Região e que positivaram ao 6º dia.
54 recuperações nas últimas 24 horas
Foram registadas 54 recuperações, sendo seis na ilha Terceira (três na Praia da Vitória e três em Angra do Heroísmo), uma no Faial, e 47 em São Miguel (sete na Lagoa, 32 em Ponta Delgada, cinco na Povoação e três na Ribeira Grande).
41 cadeias de transmissão ativas
A Região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas, sendo uma nova na Terceira (Praia da Vitória) e outras três novas cadeias em São Miguel (Ponta Delgada/Vila Franca, Ponta Delgada/Ribeira Grande e outra na Ribeira Grande).
Por ilhas, São Miguel tem 29 cadeias de transmissão ativas, a Terceira conta com 10, o Pico com uma e há uma cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel/São Jorge.
Está dada como extinta a cadeia Ponta Delgada/Lagoa, elevando para 18, as cadeias de transmissão extintas em toda a Região.
Existem 355 casos positivos ativos, sendo 223 em São Miguel, 127 na ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.
Foram detetados até ao momento 1.104 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se 18 óbitos e 648 casos recuperações.
18 Internamentos
Regista-se o internamento de 18 indivíduos, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, 10 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em cuidados intensivos) e um no Hospital da Horta.