Açores reforçam em 2020 investimento no abastecimento de água aos agricultores

O Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) apresenta este ano um forte investimento no abastecimento de água às explorações agrícolas que tenham "projetos estruturantes" para uma eficiente gestão daquele recurso natural e para reduzir custos aos agricultores.



A informação foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da IROA, numa conferência de imprensa onde apresentou o plano de atividades e o orçamento.

Na altura, Ricardo Silva fez saber que o investimento do instituto "na última legislatura" (2013-2016) "rondou os 10 milhões de euros" em áreas como o abastecimento de água, caminhos agrícolas, eletrificação de explorações agrícolas, entre outras.

"Na atual legislatura" (entre 2017 e 2020), este investimento "passou para 17 milhões de euros", sublinhou.

“O reforço irá ser substancialmente no abastecimento de água, em que nós aí duplicámos nesta legislatura o esforço financeiro para criar infraestruturas de apoio ao armazenamento, à melhoria das redes e ao abastecimento de água”, disse Ricardo Silva.

No investimento em abastecimento de água, o presidente da IROA afirmou estarem previstas até final da atual legislatura "intervenções em todas as ilhas, que aumentam a capacidade de armazenamento, abastecimento direto às explorações e melhoria dos sistemas de captação e adução" e "a redução dos custos dos agricultores".

Ricardo Silva adiantou ainda que "em breve" serão apresentados "os estudos do estado dos recursos hídricos e a definição de estratégias para os Açores, com especial cuidado nas ilhas do Pico, Graciosa, Santa Maria e São Jorge".

Este "é um plano de atividades a pensar no futuro, com projetos estruturantes como a captação da descarga da Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, e o aumento da capacidade de armazenamento do complexo das Contendas", frisou.

Avançou que a cobrança da água agrícola vai estender-se este ano ao Nordeste, São Miguel, para promover "a redução do consumo e para a utilização eficiente e sustentável" deste recurso natural.

"Nós temos um valor baixo. São cerca de 45 cêntimos o metro cúbico de água, acordado também com a Federação Agrícola, e isso está a ser feito na bacia leiteira de Ponta Delgada, em Vila Franca, na zona das Contendas, apanhando o norte da Ribeira Grande, e, este ano, o objetivo será o Nordeste", explicou.

Até final da legislatura, a IROA vai também manter o investimento na eletrificação agrícola, o que implicará a realização de empreitadas para a eletrificação de cerca de 27 explorações agrícolas.

O presidente da IROA referiu que "o investimento em caminhos agrícolas prosseguirá, estando prevista a construção e reabilitação de mais de 10 quilómetros de caminhos agrícolas".

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas, este plano da IROA contempla "medidas estruturais já pensando e projetando o futuro" para "dar melhores condições de trabalho aos agricultores" e para que possam "desenvolver a sua atividade com menores custos".

João Ponte referiu, por exemplo, os "estudos realizados em colaboração com a Universidade dos Açores para definir oportunidades de captação e as carências de abastecimento" a que se seguirão "agora planos de ação com investimentos concretos para ajudar a resolver os problemas que ainda existem ao nível do abastecimento de água".

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, realçou "o trabalho contínuo e dinâmico que tem sido feito aos longo dos anos em articulação com a IROA", que tem permitido a modernização, eletrificação e melhoria dos acessos das explorações e aos agricultores "rentabilização e eficiência" das explorações.

Sobre a cobrança da água agrícola, Jorge Rita disse que há que "responsabilizar" todos os intervenientes para "as alterações climáticas", esperando que o pagamento seja "também transversal a todas as ilhas e não só em algumas zonas".


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP