Açoriano Oriental
Açores e Califórnia podem fortalecer sinergias em várias áreas

O presidente do Governo dos Açores lembrou a presença da comunidade açoriana na Califórnia "ao longo de várias décadas", e destacou áreas a explorar para "o desenvolvimento" da parceria da região com o estado norte-americano.


Autor: Lusa/AO Online

"Acreditamos que há áreas que podem ser bons pontos de desenvolvimento dessa parceria", declarou Vasco Cordeiro, enumerando o mar, a investigação espacial e as novas tecnologias como campos em que essas sinergias podem ser efetivadas.

O governante falava aos jornalistas portugueses, na terça-feira à noite em San José, num dia em que esteve reunido com a vice-governadora do estado da Califórnia, Eleni Kounalakis.

Vasco Cordeiro declarou ter apresentado à vice-governadora matérias como a ambição dos Açores com a "sustentabilidade do mar", lembrando ainda a "aposta quanto ao desenvolvimento do setor espacial" e o investimento em novas tecnologias, nomeadamente através do projeto "Terceira Tech Island".

O chefe do executivo açoriano está em visita oficial ao estado da Califórnia até sexta-feira.

Esta é uma "oportunidade de desenvolver contactos institucionais", com o "desejo do fortalecimento da ligação entre os Açores e a Califórnia" como pano de fundo, sinalizou já Vasco Cordeiro.

O governante açoriano preside hoje, e a convite do presidente da Universidade da Califórnia, à inauguração do instituto português Beyond Borders, que se destina a promover a cultura e a língua portuguesa, com um foco especial na diáspora açoriana.

Após a inauguração do instituto, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o presidente do Governo Regional profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.

Para quinta-feira, está previsto um encontro com o autarca ['mayor'] de Artesia, Tony Lima, assim como com a comunidade açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na região.

Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o 'mayor' de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a comunidade residente nesta zona da Califórnia.

Segundo dados oficiais, a população de origem portuguesa na Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70% seja oriunda dos Açores.

Nesta deslocação oficial, o presidente do Governo dos Açores é acompanhado pelo secretário regional com a tutela das Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados