Açoriano Oriental
Covid-19
Açores com 75% da população com mais de 75 anos vacinada com a primeira dose

O Governo dos Açores revelou que 75% dos açorianos com mais de 75 anos já receberam uma dose da vacina contra a Covid-19 e que até ao final da semana 25% da população terá uma dose inoculada.

Açores com 75% da população com mais de 75 anos vacinada com a primeira dose

Autor: Lusa/AO Online

O anúncio foi feito pelo secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, que falava na discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que decorre na Assembleia Regional, na cidade da Horta. 

“Com a vacinação, apesar de não termos as que precisamos e desejamos, porque não nos são fornecidas pelo Governo da República, temos, no final desta semana, com a primeira dose da população elegível vacinada 25% dos açorianos, quando a média nacional é de cerca de 15%”, declarou.

Ainda segundo Clélio Meneses, “75% dos açorianos com mais de 75 anos” já receberam uma dose da vacina contra a Covid-19.

Pelos socialistas, o líder parlamentar do PS/Açores, Vasco Cordeiro, alertou para a “competição” entre o vice-presidente e o presidente do Governo Regional para “ver quem arranja vacinas” para a região e questionou o executivo sobre se estão previstas alterações ao plano regional de vacinação tendo em vista “uma maior incidência” para São Miguel, ilha que regista mais casos de Covid-19.

“O plano de vacinação foi definido em função da realidade que existia na altura, mas essa realidade alterou-se”, apontou o socialista.

Em resposta, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, disse “dispensar a demagogia” e referiu que os critérios de vacinação não devem ser feitos num “exercício de geografia”.

Contudo, ressalvou José Manuel Bolieiro, o executivo não exclui “qualquer revisitação” ao plano regional de vacinação no futuro.

“[O Governo Regional decidiu], no quadro das relações bilaterais, estabelecer outras oportunidades de pesquisa de vacinas e assim foi feito. Todos somos poucos para alcançar esse objetivo que é difícil”, declarou Bolieiro.

O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral recomendou a Vasco Cordeiro “falar com o camarada Augusto Santos Silva”, ministro dos Negócios Estrangeiros, para que sejam estabelecidas relações com os Estados Unidos para o fornecimento de vacinas.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda António Lima apontou a “contradição” do Governo Regional, que em dezembro de 2020 anunciou a capacidade de ampliação de camas no hospital de Ponta Delgada para doentes com Covid-19, mas que na semana passada disse estarem esgotados dois terços da capacidade de oxigénio naquele hospital.

O deputado liberal Nuno Barata sugeriu ao Governo Regional protocolar com o Hospital Internacional dos Açores (privado) o “tratamento exclusivo” de doentes com Covid-19, uma vez que na unidade de Ponta Delgada existem “doentes não Covid” por tratar.

Rui Martins, do CDS-PP, criticou os compromissos assumidos pelo anterior governo do PS com os profissionais de saúde em “véspera de eleições” e “em cima do joelho”.

O deputado do Chega Carlos Furtado enalteceu o “empenho” e a “energia” do secretário regional da Saúde.

O parlamentar do PAN, Pedro Neves, disse que o partido irá propor um aumento do valor pecuniário atribuído para a fixação de médicos nas ilhas mais pequenas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados