Açoriano Oriental
Saúde
13 mil interrupções voluntárias de gravidez entre Janeiro e Agosto
Nos primeiros oito meses deste ano foram realizadas em Portugal cerca de 13 mil interrupções voluntárias de gravidez (IVG), tendo a maioria sido feitas por opção da mulher até às dez semanas de gestação.
13 mil interrupções voluntárias de gravidez entre Janeiro e Agosto

Autor: Lusa/AO online
Segundo dados do Ministério da Saúde facultados à agência Lusa, entre 01 de Janeiro e 31 de Agosto de 2010 foram realizadas 13 033 IVG, sendo que 12 676 aconteceram ao abrigo da alínea e) do artigo 142.º do Código Penal, ou seja, “por opção da mulher, nas primeiras dez semanas de gravidez”.

Do total das interrupções realizadas até às dez semanas a pedido da mulher, 8 580 ocorreram em instituições de saúde públicas e 4096 em instituições privadas.

Por outro lado, 40 interrupções foram realizadas para evitar perigo de morte ou grave e duradoura lesão para a saúde física ou psíquica da grávida, 305 devido a grave doença ou malformação congénita do feto, cinco por ser o único meio para evitar a morte da mãe e sete por ser uma gravidez resultante de uma violação.

Em 2009 (de Janeiro a Dezembro), o total de IVG foi de 19 572, tendo 18 951 sido realizadas por opção da mulher nas primeiras dez semanas de gravidez.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados