Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Reflexões


Focus Group

Após o projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia, surgem, agora, as reflexões das duas participantes açorianas sobre a exposição inaugurada, no dia 14 de março, no CCB.

As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz, em representação da Escola Secundária Antero de Quental, que participaram, em Lisboa, de forma empenhada e ativa na exposição no CCB, contam as suas experiências na primeira pessoa.

Segundo Anita Peixoto, “Sala de Aula, um olhar adolescente” foi um projeto extremamente envolvente e enriquecedor. Começando pelas sessões online do seu focus group, que, desde cedo, se mostraram como um espaço aberto à discussão de pontos de vista e à troca de ideias de alunos de norte a sul do país, com base em temas de extrema importância, desde o impacto do espaço arquitetónico escolar na nossa aprendizagem e na forma como nos relacionamos com o mesmo, até à forma como a pandemia nos afetou, enquanto geração num ponto de viragem, quer na nossa vida pessoal, enquanto adolescentes, quer na nossa vida escolar. " e acrescenta "Toda a experiência foi em si uma forma de nos dar voz, enquanto estudantes e, sobretudo, permitiu-me fazer parte de uma exposição de um dos maiores pontos de convergência cultural do país, como o Centro Cultural de Belém (tendo em conta o fator das barreiras insulares inerentes a uma aluna de Artes numa Região Autónoma).

Margarida Cruz destaca " A convivência, todas as segundas e quartas, acabou por se tornar uma rotina agradável, um momento de reflexão necessário, mas, muitas vezes, esquecido na correria do quotidiano. O projeto atingiu o seu apogeu na inauguração da exposição, acredito. A possibilidade de ir a Lisboa, de estar frente a frente com todos os outros alunos, que fizeram parte do focus group, de ver os nossos conteúdos, num espaço físico, expostos como parte da exposição, conhecer a equipa do CCB e também do Plano Nacional das Artes foram oportunidades incríveis e que me deixaram de coração cheio.".

 

 

 

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Madeira vai a eleições regionais pela segunda vez em oito meses
Oito meses após as mais recentes eleições regionais, a Madeira terá legislativas antecipadas em 26 de maio, na sequência da demissão do presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP, que governa o arquipélago desde 2019 e está agora em gestão.
 
Neve no topo da Serra de Santa Bárbara
Veja as fotos do topo da Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, coberto de neve, numa consequência da passagem da depressão Nelson.
 
Dois homens detidos na Lagoa pelo crime de tráfico de estupefacientes
A PSP deteve dois homens, com 33 e 38 anos, fortemente indiciados da prática do crime de tráfico de estupefacientes, no concelho da Lagoa.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados