Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Concurso Culinário Olivier Roellinger - preservação dos recursos oceânicos: novo apuramento da EFTH


Gastronomical NUNO TRAVASSOS

A Escola de Formação Turística e Hoteleira recebeu a notícia do apuramento para a final da Edição Roellinger 2021, um concurso que promove a preservação dos recursos oceânicos, a qual irá decorrer no próximo mês de setembro, na Grécia, fazendo-se representar por dois formandos.

Os recursos marinhos estão a esgotar-se, enquanto os peixes e mariscos continuam a atrair cada vez mais consumidores. É para educar as futuras gerações de chefs e jovens profissionais para a fragilidade dos recursos pesqueiros e o papel que podem desempenhar no setor (pesca e aquicultura) que o concurso Olivier Roellinger foi criado pela SeaWeb Europe, a escola FERRANDI Paris em parceria com a escola de restauração de Dinard e a associação Relais & Chateaux. 

O concurso Olivier Roellinger pretende reunir jovens chefs e futuros profissionais do sector da restauração e encorajá-los a promover espécies sustentáveis. O objetivo desta competição é principalmente permitir que os profissionais considerem questões ambientais e sociais e torná-los, em simultâneo, conscientes do papel que podem desempenhar na preservação dos recursos oceânicos.

A Escola de Formação Turística e Hoteleira tem vindo a participar neste Concurso desde a sua 1ª edição, realizada em 2016, na categoria "Alunos e aprendizes com menos de 25 anos, formandos ou ex-formandos de uma escola profissional de restauração", dos seguintes países europeus: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, tendo alcançado, até à presente data, os seguintes resultados: em 2016 , o 1º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2017, o 2º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2018, o 1º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2019, o 2º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2020, teve um formando apurado, mas a competição foi cancelada devido à pandemia.

É com muito agrado e entusiasmo que a EFTH recebeu a notícia do apuramento para a final da Edição Roellinger 2021, que irá decorrer nos dias 09 e 10 do próximo mês de setembro, na Grécia, fazendo-se representar por dois formandos: Nuno Travassos, finalista do curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, e Ricardo Carreiro, formando do 2º ano do curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. A EFTH felicita-os por este apuramento, desejando-lhes boa sorte em setembro. A escola está muito orgulhosa do trabalho desenvolvido por todos os formandos que se candidataram a mais esta edição.

 

 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia"- Marcelo
O Presidente da República defendeu hoje a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.
 
Treinador Sérgio Conceição renova com o FC Porto até 2028
O treinador Sérgio Conceição prolongou contrato com o FC Porto por mais quatro épocas, até junho de 2028, anunciou hoje o vice-campeão nacional de futebol, na antevéspera das eleições ‘azuis e brancas’ para o quadriénio 2024-2028.
 
PSD elogia Marcelo por lembrar figuras históricas da democracia e salienta apelo ao diálogo
O líder parlamentar do PSD elogiou hoje o discurso do Presidente da República no parlamento por evocar as principais figuras da história democrática nacional e salientou os apelos ao diálogo e à construção de políticas públicas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados