Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Afundamento do arrastão Augusto de Castilho”


TERTÚLIAS NO LICEU

Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.

Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de
Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.

A conversa deu-se em torno do histórico afundamento do navio Augusto de
Castilho por um submarino alemão. A tertúlia partiu da projeção de um breve
documentário sobre esse acontecimento. Entre muitas outras coisas, ficamos a saber que, originalmente, o Augusto Castilho era um arrastão de pesca, mas durante a I Grande Guerra, foi requisitado pela Marinha Portuguesa para ser usado em missões de patrulha e escolta oceânica. No dia 14 de outubro de 1918, após duas horas de combate, com vítimas fatais no convés, o navio rendeu-se, mas um último tiro do submarino alemão, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.
Foi em torno deste facto histórico que o Dr. Sérgio Rezendes fez uma
interessante palestra, enquadrando, ao mesmo tempo, a importância geoestratégica do Arquipélago dos Açores. A esse propósito, foi, igualmente, projetada uma breve imagem verídica sobre a primeira amaragem de um hidroavião na ilha de São Miguel.
Seguiu-se uma conversa entre o nosso convidado e os docentes de História da ESAQ, Dr. Carlos Vargas Melo e Dr. Francisco Negalha, extensível ao público presente, e com participação dos alunos, através de perguntas.

AO Escolas

Torneio de Futsal 2023
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a turma A, do décimo ano, trabalhou os seguintes domínios: Direitos Humanos (Igualdade de Género no Desporto); Saúde (Saúde e Desporto) e Empreendedorismo (Desporto Solidário).
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
IX Feira da Saúde da EBS da Povoação - Furnas
Realizar-se-á amanhã, 19 de maio na Praça Multiusos - Furnas, das 10h às 15h .
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
EBS da Povoação recebe mobilidade realizada no âmbito do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+
A EBS da Povoação foi a escola anfitriã da quarta mobilidade (C5) do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+. Entre 24 e 28 de Abril 13 alunos e oito professores das escolas parceiras (de França, Itália, Noruega e Polónia) juntaram-se à equipa portuguesa do projecto e participaram nas Learning Teaching and Training Activities organizadas pela escola anfitriã.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

"Região precisa de formar 12500 pessoas por ano" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental realça, com destaque fotográfico, a afirmação do ex-diretor regional do Emprego e Formação Profissional, Rui Bettencourt, na Conferência do Açoriano Oriental dedicada ao tema "Novas Qualificações para Novos Desafios", que decorreu ontem, em Angra do Heroísmo.
 
Secretário das Pescas dos Açores diz que é preciso repensar financiamento do setor
O secretário regional do Mar e das Pescas dos Açores disse que o executivo açoriano terá de repensar o financiamento das associações do setor na região, alegando que o encargo anual atual é “elevado”.
 
Governo dos Açores propõe reforço de 140 euros na compensação do Fundopesca
O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores (Fundopesca) deverá ser reforçado em 140 euros mensais, passando a ser ativado num período de paragem menor, revelou o secretário regional do Mar.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados