Açoriano Oriental
XVII Festival dos Açores arranca hoje em S. Miguel
O XVII Festival de Parapente dos Açores, que hoje começa em S. Miguel, reúne cerca de uma centena de participantes de uma dezena de nacionalidades que vão poder admirar as belezas naturais da ilha de uma perspetiva diferente.
 XVII Festival dos Açores arranca hoje em S. Miguel

Autor: Lusa/AO Online

“É uma oportunidade para mostrar às pessoas, especialmente aos estrangeiros, o que são os Açores”, afirmou Hugo Sousa, vice-presidente do Clube Asas de S. Miguel, que organiza o evento.

O festival, que decorre até domingo, assume-se como uma forma de “promover os Açores como destino turístico”, realçando Hugo Sousa que o parapente “é o tipo de desporto que, pela sua ligação à natureza, espelha bem o que é esta região”.

Os participantes são oriundos de países como os EUA, Brasil, Espanha, França, Alemanha e, pela primeira vez, da Eslovénia.

Apesar da escolha dos locais de voo estar dependente das condições climatéricas que se fizerem sentir em cada dia, a organização espera poder voar nas zonas das lagoas das Furnas, do Fogo e das Sete Cidades, mas também na Serra Gorda, na Mata dos Valados ou em Vila Franca do Campo.

A organização disponibilizará ainda parapentes com dois lugares para quem estiver interessado em fazer um batismo de voo acompanhado por um piloto.

“Isto é importante para divulgar a modalidade”, frisou Hugo Sousa, destacando também a importância de “desmistificar” algumas ideias preconcebidas relativamente a este desporto.

Novidade no programa deste ano serão as acrobacias dos irmãos Anthony e Timothy Green, que vão apresentar um ‘AcroShow’ nas Portas do Mar, na zona marginal de Ponta Delgada, prometendo “muitas manobras malucas” de acrobacia em parapente.

O espetáculo realiza-se hoje, na sexta-feira, no sábado e no domingo, cerca das 19:00, e promete surpreender o público.

Nas noites de hoje, de sexta-feira e de sábado, o brasileiro João Vieira, conhecido como Tura, vai promover o lançamento de centenas de balões, numa iniciativa que envolverá todas as pessoas presentes nas Portas do Mar.

O programa prevê ainda, na sexta-feira, uma conferência de Nuno Virgílio, que vai contar a sua experiência na prova Red Bull X-Alps 2011, que se realizou recentemente nos Alpes.

Uma oficina de construção de balões, orientada por Tura, vai também decorrer hoje e na sexta-feira nas Portas do Mar.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados