Açoriano Oriental
"Xark" vence Regional de Corrico Costeiro
A embarcação "Xark", de Vicente Barreto, foi a vencedora do I Campeonato Regional de Pesca de Corrico Costeiro, que realizou-se no passado fim-de-semana ao largo da ilha do Faial.
"Xark" vence Regional de Corrico Costeiro

Autor: Arthur Melo
O Campeonato Regional de Pesca de Corrico Costeiro foi organizado pelo Clube Naval da Horta em parceria com a Associação Açoreana de Pesca Desportiva de Mar e pretendeu ser uma competição de cariz regional, tendo apenas registado a participação de sete embarcações.
Sobre este número, Carlos Palhinha esperava que um maior número de barcos, mormente de outras ilhas do grupo Central, tivessem estado presentes, atendendo a que o objectivo deste Campeonato Regional de Pesca de Corrico Costeiro é o de efectuar provas em todas as ilhas açorianas com participantes oriundos de toda a região.
Juliana Nóbrega, responsável pela secção de Pesca do Clube Naval da Horta, mostrou-se satisfeita pela forma como decorreu a prova.
“O tempo ajudou imenso. Se de manhã estávamos um tanto ou quanto desanimados, até porque fomos dar uma volta de barco e não encontrámos peixe, no final da noite a situação inverteu-se e conseguimos apanhar algum”.
Relativamente ao número de participantes, a responsável  pela secção de pesca do clube faialense salienta que “o número de inscritos foi ao encontro das expectativas, sobretudo atendendo à altura do ano em que decorreu”.
Juliana Nóbrega classificou ainda esta prova como um desafio e uma óptima oportunidade para o Clube Naval da Horta que, habituado a organizar provas regionais e nacionais, acolheu, pela primeira vez, uma prova regional de pesca.
A embarcação “Xark”, capitaneada por Vicente Barreto, foi assim o vencedor desta prova, tendo capturado um total de 10530 quilos de peixe.
Na segunda posição ficou o “Velha Guarda” de José Serpa com 5070 quilos, enquanto que no último lugar do pódio classificou-se a embarcação “Protur” de Delfim Vargas, com um total de 4125 quilos de pescado.
A prova realizou-se de acordo com os Regulamentos da Federação de Pesca Desportiva de Alto Mar e as especificações da International Game Fish Association.
O regulamento definia que só seriam admitidas as espécies de  anchova, bicuda, bonito, cavala, encharéu, lírio e serra.

Resultados finais
Equipas
1º- Xark (10,530 kg) Vicente Barreto;
2º- Velha Guarda (5,070 kg) José Serpa;
3º- Protur (4,125 kg) Delfim Vargas;
4º- Os Bombeiros (3,425 kg) Jorge Oliveira;
5º- Horta Jardins (1,385 kg) Renato Azevedo;
6º- Os Invejosos (1,320 kg) Miguel Pinto;
7º - Fonte (0 kg) Carlos Fontes;
7º - Abito & Companhia (0 kg) Manuel Silva.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados