Visita de Putin dominada pela cultura e pela política

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza quinta-feira uma visita oficial a Portugal dominada pelas questões culturais e políticas.


Vladimir Putin chega a Lisboa ao princípio da tarde de quinta-feira e segue directamente para o Mosteiro dos Jerónimos, para as cerimónias militares reservadas aos chefes de Estado e a habitual cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de Camões.

Os presidentes de Portugal e da Rússia seguem depois para o Palácio de Belém para se reunirem, a partir das 15:55 (hora de Lisboa), estando previstas declarações à imprensa de ambos cerca das 16:30 (hora de Lisboa).

Depois de Cavaco Silva, Putin vai encontrar-se com o primeiro-ministro português, José Sócrates, no Palácio de São Bento às 16:50 (hora de Lisboa).

Ao final da tarde, Vladimir Putin é recebido por Cavaco Silva no Palácio da Ajuda para a inauguração oficial, seguida de visita guiada, da exposição "De Pedro, o Grande, a Nicolau II - Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage".

O programa segue com um concerto de piano, previsto para as 20:30 e oferecido pelo presidente russo ao seu homólogo português e o tradicional banquete oficial, também no Palácio da Ajuda.

Esta exposição temporária, com 650 peças de arte, conterá artes decorativas, pintura, escultura e têxteis e será a maior mostra do museu de São Petersburgo no estrangeiro. Apresentada na Galeria D. Luís do Palácio da Ajuda, estará patente até final de Fevereiro de 2008.

Em paralelo com a visita oficial do presidente da Federação Russa, decorre quinta-feira em Lisboa, a partir das 11:00 (hora local), o 9º seminário económico Rússia-União Europeia, consagrado à análise das políticas e operações empresariais que podem estimular o crescimento das economias russa e europeia.

Com a participação do "pai" das privatizações que se seguiram à Perestroika, Anatoly Chubais, o seminário conta com as intervenções de José Sócrates e do ministro da Economia, Manuel Pinho, do vice-primeiro ministro russo Serguei Naryshkin e dos ministros da Indústria e Energia, Viktor Khristenko, e do Desenvolvimento Económico e do Comércio, Elvira Nabiuli, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Guenter Verheugen.

No dia seguinte, a 26 de Outubro, Vladimir Putin participa na cimeira UE-Rússia, em Mafra, que se realiza em Portugal por o país exercer, até Dezembro, a presidência rotativa dos 27.

Esta é a segunda visita oficial de Vladimir Putin a Portugal, depois de em Novembro de 2004 o presidente russo ter quebrado mais de dois séculos de 'jejum' ao retribuir em Lisboa a visita de Estado que o presidente Jorge Sampaio fez à Rússia em Outubro de 2001.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares