Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Na reunião, a presidente da autarquia, Bárbara Chaves, explicou que o “município de Vila do Porto estará inserido no stand geral dos Açores, acreditando que se irá beneficiar da visibilidade da palavra 'Açores' para promover a ilha de Santa Maria”.
Segundo nota de imprensa, a proposta do município contempla a “criação de material promocional intemporal de promoção geral da ilha em termos turísticos e também dos próprios operadores, bem como vídeos que promovam experiências, isto é, uma divulgação que parte dos principais produtos turísticos já identificados: BTT, mergulho, geoturismo e trilhos”.
“Serão ainda encetados alguns contactos para a criação de pacotes turísticos, participação em revistas da especialidade e disponibilização de produtos marienses”, indica a mesma nota.
Para além da reunião com os operadores turísticos, o executivo camarário esteve também reunido com algumas associações que “promovem eventos na ilha, de forma a concentrar esforços para uma melhor divulgação de um calendário de momentos que possam ser potenciados a nível turístico”.
“Temos de saber divulgar junto dos principais mercados emissores e ao longo de todo o ano, combatendo a sazonalidade que ainda se verifica e muito neste setor em Santa Maria”, disse a autarca citada em nota.
Bárbara Chaves lembrou ainda que “de acordo com o PEMTA –Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, o mergulho e o geoturismo são as principais atrações, ao que acresce o touring Cultural e Paisagístico ou cultura/eventos, pelo que importa potenciar estes produtos junto do nosso segmento de mercado (solteiros, casais jovens, famílias, reformados e praticantes de mergulho)”.