Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro orador na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades

O presidente do Governo dos Açores é orador, esta quinta-feira, na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, que decorre em Bucareste, na Roménia, com a participação de centenas de lideres regionais e locais que vão debater e adotar uma Declaração sobre o futuro da União Europeia (UE).

Vasco Cordeiro orador na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades

Autor: Lusa/AO Online

"As regiões devem estar bem presentes [na União Europeia], não apenas numa fase de definição de políticas, mas de concretização das mesmas, e devem estar a par e a dominar os mecanismos que lhes são dados para essa concretização. A importância das regiões, naquilo que é o funcionamento e a concretização das políticas que a UE define, é uma mensagem fundamental", disse Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeiro respondia aos jornalistas na Horta, à margem da sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, quando questionado sobre as mensagens que pretende transmitir na Roménia, destacando ainda a questão da sustentabilidade.

"Uma das grandes preocupações do momento é a sustentabilidade. A sustentabilidade no que é promovido pela UE, mas sustentabilidade também naquilo que as regiões desenvolvem muitas das vezes ao encontro dos objetivos quer da UE, quer dos seus próprios", disse o dirigente socialista.

Neste capítulo, o presidente do Governo Regional dos Açores deu como exemplo a região que representa, lembrando algumas das estratégias e programas regionais que deseja ver desenvolvidos também no âmbito europeu.

"Podemos falar do programa regional para lidar com as alterações climáticas, nas questões relativas à mobilidade elétrica ou mesmo no enquadramento do turismo. A esse propósito, aliás, recordo a aposta do Governo Regional [dos Açores] em certificar os Açores como destino turismo sustentável", referiu.

Vasco Cordeiro integra a delegação portuguesa que esta quinta e sexta-feira participa na oitava Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios que decorre em Bucareste, Roménia, um evento coorganizado pelo Comité das Regiões Europeu, pela presidência romena do Conselho da UE, bem como por associações romenas de órgãos de poder local e regional.

A cimeira contará com conferências e debates temáticos, estando previstos temas como a coesão social e a integração nas regiões e nos municípios ou a subsidiariedade ativa e o reforço da democracia europeia, entre outros.

Para quinta-feira à tarde está prevista a intervenção do presidente do Governo Regional dos Açores no painel subordinado ao tema "Construção de um futuro sustentável através das regiões e municípios da UE".

O também presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa vai estar ao lado de oradores como a presidente da Assembleia das Regiões da Europa e do R20 (Regiões para a ação climática), Magnus Berntsson, a presidente da Câmara de Sibiu, Roménia, Astrid Fodor, bem como o primeiro vice-presidente do Comité das Regiões Europeu, Markku Markkula.

Ao antecipar a cimeira que junta cerca de 500 dirigentes políticos de todos os estados-membro da UE, Vasco Cordeiro lembrou o momento "importante" que a comunidade europeia vive devido "não apenas com as questões relativas ao Brexit, mas também o que tem a ver com a discussão do quadro financeiro plurianual 2021/2027", somando as eleições europeias marcadas para maio.

"As políticas de coesão e as políticas de energia e a sua relevância para as regiões e para os cidadãos europeus são outros temas importantes e mensagens com certeza a passar", concluiu.

A Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que acontece de dois em dois anos, foi criada com o objetivo de garantir que os órgãos de poder local e regional contribuem plenamente para os debates mais relevantes na UE.

O Comité das Regiões Europeu, criado em 1994 na sequência da assinatura do Tratado de Maastricht, é a assembleia da UE dos representantes regionais e locais dos 28 estados-membros, sendo atualmente composto por 350 membros efetivos, 12 deles portugueses.

Recorde-se que os Açores têm assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros - desde a sua criação, sendo atualmente representada por Vasco Cordeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados