Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro diz que Governo dos Açores esteve disponível para se reunir com PSD

O presidente do executivo dos Açores, Vasco Cordeiro, reiterou esta quarta-feira que o governo que lidera esteve disponível para se reunir com o PSD a propósito dos transportes marítimos, mostrando-se surpreendido pelas críticas do líder dos sociais-democratas açorianos.

Vasco Cordeiro diz que Governo dos Açores esteve disponível para se reunir com PSD

Autor: Lusa/AO Online

"Se alguém recusou alguma coisa foi o PSD que se recusou a reunir com o Governo" dos Açores, disse aos jornalistas Vasco Cordeiro, lembrando que as dúvidas do PSD/Açores eram "técnicas" e a melhor pessoa para responder às mesmas era a secretária com a área dos Transportes, Ana Cunha.

Na terça-feira, o líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, criticou o chefe do executivo regional, o socialista Vasco Cordeiro, afirmando que este não foi "digno" ao ter recusado reunir-se com os sociais-democratas a propósito dos transportes marítimos.

"Julgo que a atitude que o senhor presidente do Governo [Regional] teve em relação a não receber o maior partido da oposição não é nada digno de um presidente de um governo (...) Não compreendemos esta atitude. Se estivéssemos no Governo, teríamos outra atitude", vincou Gaudêncio aos jornalistas em Ponta Delgada.

Hoje, na Horta, no começo de três dias de trabalho do executivo na ilha do grupo central, Vasco Cordeiro assinalou que houve da parte do executivo apresentação de propostas de "datas, dias e interlocutores" para a referida reunião.

E prosseguiu: "Se calhar o que esse pedido de esclarecimento trazia era tudo menos ser esclarecido. O que o PSD pretendia com isto era tudo menos ser esclarecido".

Em 14 de junho, Alexandre Gaudêncio tinha pedido uma reunião com “caráter urgente” ao presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, para abordar os “falhanços” na operação de verão de transporte marítimo de passageiros e viaturas na região.

A Atlânticoline, operadora pública, anunciou recentemente ter fretado o navio “Aqua Jewel” para assegurar a operação de verão, depois de o armador do “Azores Express” ter rescindido o contrato.

Ao PSD/Açores, o executivo regional disponibilizou uma série de datas e horas para uma reunião com a titular da pasta dos Transportes, Ana Cunha.

"Considero que a secretária regional, bem como o presidente do conselho de administração da Atlânticoline devem informar, também, na modalidade da reunião solicitada, o PSD/Açores de todas as circunstâncias dessa avaria técnica e incumprimento contratual", disse Vasco Cordeiro no despacho de resposta ao PSD/Açores enviado ao partido pelo secretário regional Berto Messias.

Os sociais-democratas deram conta na terça-feira ao executivo da sua indisponibilidade para se reunirem com a governante, insistindo num encontro com o chefe do executivo açoriano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados