Este é “um período de tempo muito curto para fazer balanços, mas de qualquer das formas estes 100 dias permitem comprovar o empenho, dinamismo e a força que este Governo tem para enfrentar os desafios com que os Açores são confrontados”, afirmou Vasco Cordeiro em entrevista à agência Lusa.
O XI Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, tomou posse no início de novembro perante a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, apresentando um dos mais pequenos Executivos de sempre.
Para o chefe do Executivo açoriano este primeiro ano de governação será “muito difícil”, devido à atual conjuntura nacional, sendo que as autoridades regionais “têm já um conjunto de medidas” programadas, apostando na criação de emprego pelas empresas, visando contribuir para “resolver e vencer com sucesso esse desafio”.
Alegando que mais importante do que quantificar com números e percentagens quantos empregos serão criados, Vasco Cordeiro referiu que o seu Executivo está mais preocupado com a situação que as famílias açorianas afetadas pelo desemprego estão a viver.
“Isto leva-nos a buscar constantemente medidas que possam ajudar a resolver este assunto”, salientou, considerando o emprego o maior desafio do seu Governo nos primeiros 100 dias de governação.
Segundo Vasco Cordeiro. a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, apresentada no final de 2012, “não é um programa acabado” em relação a todos os setores” mas sim “um quadro macro de medidas para fortalecer a competitividade e ajudar à criação de emprego pelas empresas”.
“Eu tenho consciência do trabalho que está a ser feito, da determinação e empenho que está a ser colocado neste trabalho para construirmos aqui um caminho seguro para que possamos inverter esse estado de coisas”, salientou.
O PS/Açores venceu as eleições regionais disputadas a 14 de outubro de 2012, com 49,02% dos votos, elegendo 31 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores, o que lhe garante maioria absoluta.
