Autor: Pedro Nunes Lagarto
Intitulado “A satisfação dos Utentes e Profissionais dos Centros de Saúde do Serviço Regional de Saúde dos Açores”, o estudo revela para cada um dos centros de saúde dos Açores que aspectos reénem maior ponderação e relevo junto dos utentes.
Assim, e no que concerne a São Miguel, os utentes do Centro de Saúde de Ponta Delgada elegem como prioridade máxima a disponibilidade de médicos de família.
Na Ribeira Grande, a atenção está voltada para os equipamentos/instalações e médicos de família.
Em Vila Franca do Campo, no topo das prioridades, a disponibilização de pessoal de enfermagem e os equipamentos/instalações.
Na Povoação a principal preocupação reside na disponibilidade de médicos de família.Por fim, noNordeste, reclama-se melhores equipamentos e instalações.
Para o estudo, no qual foram inquiridos 419 utentes, 25% dos quais em Ponta Delgada, foram avaliados oito factores, a saber: equipamentos/instalações, horário de atendimento, tempo de obtenção de consulta, tempo de espera consultado, disponibilidade de médicos de família, acesso a exames de terapêutica, facilidade de renovação receitas, disponibilidade de pessoal de enfermagem e apoio domiciliário.
Assim, e no que concerne a São Miguel, os utentes do Centro de Saúde de Ponta Delgada elegem como prioridade máxima a disponibilidade de médicos de família.
Na Ribeira Grande, a atenção está voltada para os equipamentos/instalações e médicos de família.
Em Vila Franca do Campo, no topo das prioridades, a disponibilização de pessoal de enfermagem e os equipamentos/instalações.
Na Povoação a principal preocupação reside na disponibilidade de médicos de família.Por fim, noNordeste, reclama-se melhores equipamentos e instalações.
Para o estudo, no qual foram inquiridos 419 utentes, 25% dos quais em Ponta Delgada, foram avaliados oito factores, a saber: equipamentos/instalações, horário de atendimento, tempo de obtenção de consulta, tempo de espera consultado, disponibilidade de médicos de família, acesso a exames de terapêutica, facilidade de renovação receitas, disponibilidade de pessoal de enfermagem e apoio domiciliário.