Açoriano Oriental
Urnas encerraram com estimativas de abstenção entre 60,7% e 65,5%
As urnas das eleições europeias deste domingo encerraram às 19:00, com as projecções avançadas a essa hora pelas televisões a indicarem uma abstenção estimada entre os 60,7 por cento (SIC) e 65,5 (TVI).
Urnas encerraram com estimativas de abstenção entre 60,7% e 65,5%

Autor: Lusa / AO Online

Nas europeias de 2004 votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.

A confirmarem-se as estimativas, a afluência às urnas será semelhante à registada há cinco anos.

Às 19:00 (numa altura em que ainda decorrem as eleições nos Açores), a SIC avançou com uma projecção de abstenção entre 60,7 por cento e 64,3 por cento.

A RTP indicou, por seu turno, uma participação a variar entre os 61 por cento e os 65 por cento, enquanto nos números avançados pela TVI a abstenção irá oscilar entre 61,5 por cento e os 65,5 por cento.

Os números da afluência às urnas ao longo do dia divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) foram ficando sempre abaixo dos de há cinco anos, deixando antever uma subida dos números da abstenção - ou pelo menos um desfecho semelhante.

Às 12:00, a afluência dos eleitores às urnas era de apenas 11,8 por cento (nas anteriores eleições, realizadas a 13 de Junho de 2004, registava-se à mesma hora uma afluência de 14,2 por cento).

Às 16:00 - a apenas três horas de encerrarem as urnas - tinham subido para 26,8 por cento (contra 27,2 por cento em 2004).

Para as eleições de hoje estavam inscritos cerca de 9,6 milhões de eleitores, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.

Segundo a DGAI, estavam recenseados 9.667.024 portugueses para as eleições europeias.

Nas eleições presidenciais de 2006 eram cerca de 8,9 milhões o número de eleitores.

Concorrem às eleições europeias 13 partidos: PS, PSD, CDU, BE, CDS-PP, MEP, MMS, PCTP-MRPP, MPT (em conjunto com o partido europeu Libertas), Partido Humanista, MPT, PNR e POUS.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.