Açoriano Oriental
Unionistas vão trabalhar para a manutenção na 1ª Divisão
A formação feminina de basquetebol do União Micaelense inicia sábado a nova temporada na 1ª Divisão Nacional. Com um plantel limitado, o principal objectivo é a manutenção, sendo que o ideal será vencer os jogos em casa
Unionistas vão trabalhar para  a manutenção na 1ª Divisão

Autor: Susete Rodrigues
A equipa feminina de basquetebol do União Micaelense, orientada por JoãoSantos, inicia a temporada de 2008/2009 neste sábado, em casa, recebendo o ADE Sintra.
Porém, o campeonato da 1ª Divisão Nacional já teve o seu início no passado fim-de-semana, jornada que o União Micaelense completará a 16 de Novembro no recinto do Gafanha.
Os principais objectivos passam pela manutenção, apesar de terem que ultrapassar muitos contratempos.
A começar por atletas que saíram e outras que estão lesionadas, como explica o técnico das unionistas: “Este ano as coisas estão um pouco complicadas devido à  saída de três atletas”. No entanto já “conseguimos “recuperar” duas delas, nomeadamente Carla Raposo e a Andrea Santos”, esta última a recuperar de um problema de costas, que a acompanha há já algum tempo.
“A Andrea Santos está a treinar mas só fará os jogos em casa e a Carla Raposo está lesionada desde o início da temporada transacta. Sara Azad saiu devido aos estudos”, disse João Santos, que tem no seu plantel apenas uma atleta nova em relação à época passada. Trata-se de Liliana Resendes, ex-Clube ANA.
Jogos de pré-época não houve, até porque não existem meios para que tal aconteça ou equipas com quem treinar.
Com estas contrariedades, JoãoSantos diz que o ideal será tentar vencer os jogos em casa, já que nos encontros fora irão deslocar-se um tanto desfalcados porque algumas das atletas não poderão viajar.
Desta forma e para o primeiro jogo da temporada as unionistas terão pela frente uma equipa  já com algum ritmo, mas decerto tudo farão para vencer.
OSintra venceu na ronda inaugural, na recepção à Ovarense, por 51-45, sendo um dos primeiros classificados da 1ª Divisão Nacional Feminina, registando dois pontos.
No que diz respeito ao campeonato, na opinião de João Santos este será mais competitivo do que os anteriores.
“Das equipas que conheço e depois de analisar os resultados da 1ª jornada vai ser dos campeonatos mais competitivos, onde estarão 6/7 equipas a lutar pelo título e as restantes pela manutenção”, disse.

Resultados da 1ª jornada
Colégio Calvão - Marítimo, 48 - 45;
António Aroso - Quinta dos Lombos, 60 - 56;
ESA - Lousada, 46-65;
Académico  - Coimbrões, 76 - 60;
ADE Sintra  - Ovarense, 51 - 45.

Programa da 2ª jornada
União Micaelense   -   ADE Sintra,
Marítimo   -   Gafanha,
Quinta ta dos Lombos   -   Colégio Calvão,
Lousada   -   António Aroso,
Coimbrões   -   ESA,
Ovarense   -   Académico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados