Açoriano Oriental
"UE deve criar e financiar uma política industrial comum"

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou, num debate no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo (França), que a União Europeia (UE) deve criar um financiamento para desenvolver uma “política industrial europeia”.

"UE deve criar e financiar uma política industrial comum"

Autor: Lusa/AO Online

Ursula von der Leyen defendeu - num debate sobre a reunião do Conselho Europeu, na quinta-feira, em Bruxelas – a necessidade de se “galvanizar o forte poder industrial europeu na luta global contra as alterações climáticas”, o que, sustentou “exige uma política industrial europeia comum com financiamento europeu comum”.

A líder do executivo comunitário referiu que, a médio prazo, o bloco precisa de “uma solução mais estrutural” do que o plano REPowerEU – lançado para responder aos desafios criados pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro, - que permita à indústria europeia continuar a “liderar na transição ecológica”.

“Por isso, introduzi a ideia de um fundo soberano”, acrescentou, salientando que uma proposta detalhada deverá ser apresentada este verão.

Para Von der Leyen, a UE tem também de responder à recente legislação adotada pelos Estados Unidos para contrariar a subida da inflação, de modo a não ser ultrapassada pelo seu principal parceiro comercial.

O Conselho Europeu de quinta-feira em Bruxelas, que será o último de 2022, terá uma agenda dominada pela guerra na Ucrânia e pela crise energética, um pouco à imagem do que sucedeu ao longo de quase todo o ano.

Na cimeira dos 27, Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados