Açoriano Oriental
Turismo
Turismo mundial vai crescer 3 a 4 por cento este ano
A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas prevê uma recuperação entre três e quatro por cento do turismo global este ano, depois de o sector ter registado uma recuperação no último trimestre de 2009.

Autor: Lusa / AO online
No ano passado, devido à crise económica e à gripe A, o sector registou uma quebra da ordem dos quatro por cento.

"Dos anos mais recentes, 2009 foi um dos anos mais difíceis para o turismo", afirmou o secretário-geral daquela organização, Taleb Rifai, citado pela agência France Press.

Baseando-se na recuperação do sector no ultimo trimestre do ano passado, este responsável diz no entanto acreditar numa melhoria este ano: "Estamos optimistas que a recuperação está a caminho".

"Muitos países são rápidos a reagir à crise e implementaram medidas para mitigar o impacto e estimular a recuperação", acrescentou o secretário-geral.

Taleb Rifai salientou o "crescimento significativo" no turismo doméstico, particularmente em países grandes como a China, o Brasil e a Espanha, motivado pela crise económica.

Num contexto regional, acrescentou, "a Europa e América do Norte estão lentas e a Ásia e o Médio Oriente empurram adiante".

A Europa terminou 2009 com uma quebra de seis por cento "depois de uma primeira metade do ano muito complicada, com maus resultados nos principais destinos da Europa central, oriental e do norte".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados