Açoriano Oriental
Covid-19
Trudeau fala com Nyusi e realça importância de liderança global no combate à pandemia

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, conversou ao telefone com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e realçou a importância de uma liderança global na direção de um mundo mais justo e inclusivo para todos no combate à pandemia.

Trudeau fala com Nyusi e realça importância de liderança global no combate à pandemia

Autor: Lusa/AO Online

Segundo um comunicado enviado à agência Lusa pelo gabinete de Justin Trudeau, o chefe do Governo canadiano e o Presidente Filipe Nyusi "partilharam informações de ambos os países no combate à Covid-19, em como proteger a saúde, segurança e situação económica dos cidadãos".

Na nota ambos destacam a importância de uma liderança global em direção a um mundo "mais justo e inclusivo para todos" com a necessidade de se apoiar os países africanos na luta contra a pandemia e reforçar os seus sistemas de saúde, financeiro e económico.

Trudeau agradeceu ao Presidente moçambicano pela ajuda no repatriamento dos canadianos durante esta crise.

Os chefes de governo discutiram ainda "várias formas de manter a profunda amizade entre o Canadá e Moçambique".

"Uma amizade fundada em laços estreitos entre pessoas, fortes relações comerciais e uma vasta cooperação bilateral", refere o comunicado.

Trudeau e Nyusi abordaram ainda o apoio de longa data do país americano ao "desenvolvimento e assistência humanitária em Moçambique", garantindo ambos um "interesse mútuo” de "fortalecer os laços comerciais e de investimento".

Canadá e Moçambique têm relações diplomáticas desde 1975. O país africano está entre os maiores recetores da assistência internacional canadiana, através do programa de desenvolvimento bilateral, refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá no seu ‘site’.

Otava contribuiu com mais de 1.100 mil milhões de dólares canadianos (720 mil milhões de euros) em assistência ao desenvolvimento desde 2010.

Em resposta aos ciclones que atingiram o ano passado Idai e Kenneth, em Moçambique, o Canadá contribuiu com 7,25 milhões (4,75 milhões de euros) em assistência humanitária para agências das Nações Unidas, Cruz Vermelha e outras organizações não-governamentais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados