Transporte marítimo de mercadorias entre Flores e Corvo com novo contrato

O novo contrato de prestação do serviço de transporte marítimo regular de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores, entrou hoje em vigor, anunciou o Governo Regional


Uma nota do executivo açoriano informa que o contrato para o transporte marítimo regular de mercadorias entre as Flores e o Corvo, no grupo ocidental, prevê a prestação de duas ligações semanais de ida e volta entre estas duas ilhas dos Açores durante todo o ano.

O novo contrato contempla a realização de viagens extraordinárias sempre que ocorram situações que exijam o reforço de transporte de bens essenciais à ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, nomeadamente produtos alimentares e de higiene, rações, gás e combustíveis.

"Com o transporte de mercadorias a efetuar pela embarcação "Lusitânia" será garantida a continuidade de um serviço que traduz a preocupação e a concretização dos objetivos do Governo dos Açores em assegurar a qualidade do serviço que é prestado à população corvina", refere ainda.

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional de Coesão, que assegura o transporte regular de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo, adjudicou a 24 de fevereiro, na sequência de um concurso público, à empresa de Barcos do Pico, de Simas e Simas, Lda., o transporte marítimo referido, por um período de três anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano, a contar a partir de hoje, pelo montante de um milhão de euros, tendo o contrato sido visado pela Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas.

O transporte marítimo para a mais pequena ilha do arquipélago, o Corvo, habitada por cerca de 400 habitantes, não se realiza em algumas ocasiões, devido às condições meteorológicas, o que já originou, no passado, escassez de bens.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024