Açoriano Oriental
Transitários estimam que greve nos portos tenha impacto de entre 100 e 150 ME por dia

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) estima que a greve dos trabalhadores das administrações portuárias possa ter um impacto entre 100 e 150 milhões de euros por dia no comércio internacional, segundo um comunicado.

Transitários estimam que greve nos portos tenha impacto de entre 100 e 150 ME por dia

Autor: Lusa/AO Online

Assim, “a APAT apela a que se chegue a um entendimento o mais rapidamente possível, pois para além dos prejuízos causados diretamente às nossas empresas e às pessoas, causa igualmente prejuízos à imagem de Portugal e dos portos portugueses”, referiu.

De acordo com a associação, “ainda que não seja possível afirmar com elevado grau de certeza, estimamos que uma greve com estas características e dimensão poderá ter um impacto no comércio internacional de cerca de 100 a 150 milhões de euros/dia no país”.

A APAT destacou que, “depois de acontecimentos demasiadamente penalizantes para todos, desde a covid-19, a guerra, a inflação e o preço da energia”, entende que o setor não deve “ser a adição para eventuais crises sociais, causadas por falta de produtos de primeira necessidade e ainda mais razões para mais subidas de preços”.

“Oportunamente percebemos que cadeias logísticas bem oleadas e agilizadas são fundamentais para crescimento, sustentabilidade ambiental, social e económica, e se somos todos parte da cadeia logística, todos devemos ter o entendimento necessário da importância que temos no processo e todos temos de ter um posicionamento mais conciliador”, defendeu.

“Se o direito à greve é um direito dos trabalhadores e que compreendemos, também entendemos que temos o direito de apelar ao bom senso de todos os intervenientes neste processo, desde os trabalhadores, das administrações portuárias e da tutela”, rematou a APAT.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP) convocou uma greve de vários dias, que começou em 22 de dezembro e se prolonga até 30 de janeiro e abrange os portos do continente, Madeira e Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados