Trabalhadores das IPSS dos Açores filiados no sindicato com aumentos salariais

Funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade (IPSS) dos Açores filiados no Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) têm a partir de terça-feira aumentos salariais de 1%, anunciou hoje a estrutura sindical.



Numa nota enviada às redações, o sindicato explica que "foi publicada hoje no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores a Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o SINTAP e a União das IPSS dos Açores, que consagra a primeira atualização salarial daqueles trabalhadores filiados, ou que venham a filiar-se, no SINTAP desde 2009".

“Com a entrada em vigor desta Convenção, os trabalhadores em apreço verão os seus vencimentos aumentados em 1% já em 2018”, adianta o sindicato, que, embora reconheça ser uma percentagem "ainda diminuta quando comparada com aquilo que foi a perda do poder de compra dos salários destes trabalhadores ao longo de quase esta última década", demonstra "uma nova e importante postura e empenhamento da União das IPSS".

O SINTAP sublinha ainda a postura da União das IPSS para "o desenvolvimento de um processo negocial nos próximos anos que permita a atualização continuada e o aumento do poder de compra dos salários".

"Para evitar desigualdades de tratamento e iniquidades neste campo, o SINTAP torna público que já solicitou a intervenção da Direção de Serviços do Trabalho no sentido de avançar com a publicação de uma portaria de extensão, que permita aplicar este acordo aos associados do SINTAP que trabalham nas Misericórdias, Cooperativas Particulares de Solidariedade Social e Casas do Povo da Região Autónoma dos Açores", refere ainda.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP