Açoriano Oriental
Judo
Telma Monteiro compete sábado na categoria -57 Kg
Telma Monteiro vai competir sábado nos Campeonatos Europeus de Judo de sub-23 numa nova categoria, -57 kg, mas nem por isso deixa de ser favorita para a conquista de uma medalha.

Autor: Lusa / AO online

A judoca, que não compete desde que obteve a prata nos Mundiais absolutos do Rio de Janeiro, em inícios de Setembro, encabeça a delegação nacional para os Europeus de sub-23 de Salzburgo, Áustria, mas Portugal também tem fundadas expectativas em Leandra Freitas (-48 kg) e Ana Cachola (-70 kg).

Para Telma Monteiro, no seu ano de sub-23 (fará 22 anos em 27 de Dezembro), este é um bom ensaio para a categoria em que competirá sempre, após os Jogos Olímpicos de 2008, em que ainda vai a -52 kg.

Será apenas a sua segunda experiência, depois de uma estreia muito auspiciosa, no torneio de Fukuoka em 2006, quando só perdeu na final.

Ana Cachola aparece em Salzburgo como bicampeã da Europa do escalão, o que só por si lhe dá expectativas de voltar ao pódio, e Leandra Freitas - de apenas 19 anos e sétima no ano passado - vem de um título europeu há um mês, em Outubro.

A este trio "de luxo" no sector feminino juntam-se em masculinos Pedro Jacinto (-60 kg), Diogo César (-66 kg), André Martins (-81 kg) e Hugo Silva (-90 kg, sétimo no ano passado em -81 kg).

Espera-se menos deles, apesar de estarem em excelente forma, como se viu no passado fim-de-semana, em que César e Jacinto foram campeões nacionais e absolutos e Silva vice-campeão.

Para António Matias, treinador nacional de femininos, não seria nada surpreendente que Portugal regressasse de Salzburgo com três medalhas.

Mesmo admitindo que para qualquer uma das judocas este não é um "objectivo prioritário de época" e que houve outros "momentos mais importantes", considera que Telma, Leandra e Cachola têm boas hipóteses.

Depois do Mundial do Rio de Janeiro, a intenção foi "dar descanso" aos seniores, para em Janeiro estarem "no ponto máximo" e atacar a qualificação para Pequim2008, enquanto que Leandra Freitas já "fez o que estava programado" para a época.

Ana Cachola "tem aspirações naturais de ficar no pódio" e Telma "é forte candidata também", diz, enquanto que Leandra "sabe que vai apanhar atletas mais cotadas, mas pode superar-se".

António Matias reconhece que Telma não deverá estar ao seu melhor nível, pelo "longo período de férias" e ainda pela mudança de clube e treinador em curso, só que isso não invalida que "continue a ser uma das melhores do mundo" e que "entre sempre para ganhar, a dar o máximo".

De qualquer forma, Matias tem alguma "curiosidade" por ver o quadro de inscritas, já que o facto de se estar em ano pré-olímpico influencia muito o calendário dos concorrentes: "há quem se +defenda+ e nem sequer apareça, há quem abdique de tentar os Jogos e aposte tudo nisto…"

A selecção, com António Matias e Michel Almeida (masculinos) como treinadores e Carlos Matos como fisioterapeuta, parte sexta-feira de manhã para Salzburgo.

No Sábado competem Leandra Freitas (-48), Telma Monteiro (-57), Pedro Jacinto (-60) e Diogo César (-66). Domingo será a vez de Ana Cachola (-70 kg), André Martins (-81) e Hugo Silva (-90).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados