Açoriano Oriental
Telescópio espacial James Webb deteta galáxia mais distante do Universo

O telescópio espacial James Webb, o maior e mais potente, detetou a mais distante das galáxias alguma vez observadas, que se formou nos primórdios do Universo, quando este tinha 320 milhões de anos.

Telescópio espacial James Webb deteta galáxia mais distante do Universo

Autor: Lusa

A galáxia em causa foi designada com o nome técnico JADES-GS-z13-0 e é a mais distante de um conjunto de quatro que se formaram quando o Universo tinha entre 300 e 500 milhões de anos, segundo dois estudos publicados na revista da especialidade Nature Astronomy.

De acordo com a teoria do Big Bang, o Universo terá 13,8 mil milhões de anos.

Quanto mais distantes são as galáxias mais difíceis são de detetar, pois a sua luz é ténue.

As quatro galáxias foram observadas pelo telescópio no registo da luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, e têm muito pouca massa, apesar de serem muito ativas em termos de formação de estrelas, a um ritmo quase comparável ao de formação de estrelas na Via Láctea.

As galáxias são muito pobres em metais, um indicador coerente com o Modelo Padrão da cosmologia, de que quanto mais se recua às origens do Universo menos estrelas haverá com tempo de formar moléculas complexas.

Após sucessivos atrasos, o telescópio espacial James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021. As primeiras imagens captadas foram divulgadas em julho de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados