Os 'leões' seguem no quarto lugar com 20 pontos em 12 jornadas, menos quatro do que os famalicences, que estão no terceiro posto, abaixo do FC Porto (28 pontos), que recebe o Paços de Ferreira na segunda-feira, e do Benfica (33 pontos), que no sábado goleou em casa o Marítimo com quatro golos sem resposta.
Em Barcelos, começaram melhor os gilistas, que, aos 18 minutos, deram expressão ao seu ascendente, com o golo do búlgaro Bozhidar Kraev, mas o Sporting ainda respondeu na primeira parte e igualou nos descontos por Wendel (45+4).
Voltou melhor do descanso o Gil Vicente, que, aos 55 minutos, regressou ao comando do marcador, através de um golo de Sandro Lima, aos 55, de grande penalidade, tendo Zakaria Naidji, aos 90+9, sentenciado o encontro.
Nos outros jogos do dia, o Belenenses SAD (12.º classificado) foi 'arrancar' os três pontos à casa do Tondela (1-0) e soma 14, menos um ponto do que a formação beirã, que está no 10.º posto.
Já o duelo entre Vitórias, o de Setúbal e o de Guimarães, terminou empatado a uma bola, com os sadinos no 14.º lugar (13 pontos) e os vimaranenses na sexta posição (17 pontos).
No sábado, além da vitória das 'águias' na Luz e da derrota do Famalicão no Algarve, também se disputou o jogo entre o Moreirense e o Desportivo das Aves, com os 'cónegos' a levarem a melhor (3-2) e a ficarem com o 11.º lugar, enquanto os avenses são cada vez mais últimos, com apenas três pontos conquistados nesta edição do campeonato.
Esta jornada arrancou na sexta-feira, com o Boavista a ir buscar três pontos aos Açores, depois de bater o Santa Clara por 2-1, e, na segunda-feira, disputam-se os encontros entre o Sporting de Braga-Rio Ave, ambos com 15 pontos, e o FC Porto-Paços de Ferreira.
