Autor: Lusa/Ao online
Os ‘leões’ são a única equipa 100% vitoriosa em casa, onde já ganharam por seis vezes, e também só conhecem o sabor do triunfo na ‘era’ Marcel Keiser, que ganhou os cinco jogos em que comandou a equipa, dois deles no campeonato.
Por seu lado, o Nacional chega a Alvalade no seu melhor período da temporada, já que pontuou nos últimos quatro jogos do campeonato, com dois empates e duas vitórias, uma delas fora, no reduto do Desportivo das Aves.
Ao contrário do Sporting, o Benfica não mudou de treinador, mas desde que a saída de Rui Vitória esteve por um ‘fio’, após o desaire por 5-1 em Munique, para a ‘Champions’, a equipa soma quatro triunfos seguidos - dois na I Liga - e sem golos sofridos.
Nos jogos realizados como visitante no campeonato, o Benfica conta quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Em contraste com os ‘encarnados’, o Marítimo, agora liderado pelo ex-jogador ‘encarnado’ Petit, vai numa série de oito jogos sem ganhar na I Liga, com seis derrotas e dois empates, um deles na derradeira jornada, em Santa Maria da Feira.
Depois de disputados, na sexta-feira e no sábado, os primeiros seis jogos da ronda, o FC Porto, vencedor por 2-1 no reduto do Santa Clara, soma 33 pontos, contra 30 do Sporting de Braga, que goleou em casa o Feirense por 4-0, 28 do Sporting e 26 do Benfica.
No outro encontro do dia, o Rio Ave e o Belenenses defrontam-se em Vila do Conde, num jogo cujo prémio do triunfo é igualar o Vitória de Guimarães no quinto lugar.
Programa e resultados da 13.ª jornada:
- Sexta-feira, 14 dez:
Portimonense – Vitória de Setúbal, 3-1
Sporting de Braga – Feirense, 4-0
- Sábado, 15 dez:
Boavista – Tondela, 2-0
Desportivo de Chaves – Moreirense, 1-2
Desportivo das Aves – Vitória de Guimarães, 1-1
Santa Clara – FC Porto, 1-2
- Domingo, 16 dez:
Rio Ave – Belenenses, 15:00
Marítimo – Benfica, 17:30
Sporting – Nacional, 20:00