Autor: Lusa/Ao online
A formação ‘arsenalista’, com 46 pontos, soma menos três do que o líder FC Porto, que domingo se desloca a casa do Vitória de Guimarães (quinto), e mais dois do que o Benfica (terceiro) e sete do que o Sporting (quarto), que se defrontam em Alvalade.
Marcelo Goiano, aos 60 minutos, e Paulinho, aos 66, marcaram os golos dos bracarenses, que somaram a terceira vitória consecutiva e impuseram a primeira derrota ao treinador Augusto Inácio, que vinha de duas vitórias consecutivas.
Com a derrota frente ao Sporting de Braga, o Desportivo das Aves caiu para a zona de despromoção, do 17.º para o 16.º lugar, com 18 pontos, os mesmos do Desportivo de Chaves (17.º), que venceu em casa por 1-0 o Marítimo.
O internacional bielorrusso Bressan marcou o único golo da partida, aos 70 minutos, permitindo ao Desportivo de Chaves somar pela primeira vez esta temporada duas vitórias consecutivas no campeonato.
Os flavienses mantiveram o 17.º lugar, mas agora com 18 pontos, mantendo-se abaixo da linha de manutenção, enquanto o Marítimo é 13.º, com 20, mas pode ser ultrapassado pelo Nacional (15.º, com 19 e menos um jogo).
O Boavista voltou às vitórias, após quatro derrotas consecutivas, a última das quais por 5-1 frente ao Benfica, ao bater o lanterna-vermelha Feirense, por 2-0, num jogo entre duas equipas na luta direta pela manutenção.
Os golos só surgiram na segunda parte, o primeiro pelo angolano Mateus, aos 57 minutos, e o segundo pelo estreante espanhol Alberto Bueno, ex-FC Porto, na cobrança irrepreensível de um livre direto, aos 82.
A formação ‘axadrezada’, com Lito Vidigal no banco, saiu da zona de despromoção e subiu provisoriamente ao 14.º lugar, com 19 pontos, tantos como os do Nacional (15.º), que domingo recebe o Vitória de Setúbal (11.º, com 20 pontos).
Sem David Simão, que saiu para o clube belga Antuérpia, e Rochinha, que foi para o Vitória de Guimarães, o Boavista ganhou hoje o espanhol Alberto Bueno e um novo ânimo para enfrentar o que falta do campeonato.
O Feirense está há 18 jornadas sem vencer e em casa do Boavista agravou a sua situação na tabela classificativa da I Liga, mantendo-se no 18.º e último posto, com 14 pontos, a quatro do Desportivo das Aves (16.º) e do Desportivo de Chaves (17.º).