Socialistas vão propor revisão da lei do mar na AR

O cabeça-de-lista do PS pela Região às próximas eleições legislativas nacionais anunciou que o seu partido vai propor, na Assembleia da República (AR), a revisão da Lei de Bases da Política de Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Nacional, “garantindo maior intervenção dos Açores em sede de gestão e exploração do seu espaço marítimo”.



Após reunir com a Associação de Pescadores Graciosenses, Francisco César - citado em nota de imprensa - disse que o facto da denominada “Lei do Mar” não ter sido aprovada nesta legislatura é uma “oportunidade para recomeçar o processo, sem um calendário parlamentar apertado”. 

Nesta matéria, acentuou que o programa eleitoral do PS “concretiza as pretensões dos Açores para uma gestão partilhada e equilibrada do mar dos Açores”, estabelecendo que a Região “deve ter uma participação qualificada no processo de decisão”, uma posição que diz estar acertada entre Francisco César, o presidente do PS/A, Vasco Cordeiro, e o candidato do PS a primeiro-ministro, Pedro Nuno Santos. 

“O que isto quer dizer é que o Partido Socialista entende e defende que a palavra do povo açoriano sobre a gestão do seu Mar deve ser vinculativa, de aprovação ou rejeição, no que à utilização do Mar dos Açores diz respeito”, enfatizou.

Na ilha Graciosa, o candidato do PS ouviu as principais preocupações dos pescadores, apontando a “falta de pagamento, por parte do Governo Regional, do FEAMP (POSEI/Pescas), a reduzida participação dos pescadores na definição de Áreas Marinhas Protegidas (AMP’s) e as dificuldades que se colocam ao escoamento de pescado fresco por via aérea”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares