Sismo de 2,8 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Um sismo de intensidade 2,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, nos Açores, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a noroeste dos Cedros, revelou o CIVISA.




Segundo o comunicado do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o evento foi registado às 16:07 (17:07 de Lisboa).

O sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada em Ribeirinha, no concelho da Horta, ilha do Faial.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Com uma intensidade II, considerada muito fraco, o sismo é “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”.

Já com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP