Sindicalização caiu 8% em 4 anos, de 520 mil para 478 mil sócios

Os 55 sindicatos e federações filiados na UGT têm atualmente 478 mil sócios, menos 42 mil que há quatro anos, o que representa uma quebra de 8%.


De acordo com o relatório de atividades que vai ser aprovado no XII congresso da UGT, que se realiza no sábado e domingo em Lisboa, nos últimos quatro anos "ocorreram movimentos significativos de sindicalizados, com crescimento global no setor da Administração Pública e decréscimo nos restantes setores, devido à diminuição significativa do número de trabalhadores, face ao aumento do desemprego".

Os dados referidos no documento, relativos a dezembro de 2012, mostram que a maioria dos trabalhadores filiados na UGT (166 mil) estão associados nas 11 estruturas sindicais da Função Pública que integram a central sindical.

As seis estruturas sindicais da UGT dos setores da Indústria, Agricultura, Energia e Construção civil contam com 93 mil associados.

O setor financeiro tem 79 mil sócios em seis estruturas sindicais, assim como o do Comércio e Serviços, com 11 sindicatos e federações.

As 17 estruturas sindicais dos transportes contam com 33 mil sócios e as quatro estruturas sindicais de quadros têm 28.000 sócios.

Segundo o relatório do XI congresso da UGT, que se realizou em março de 2009, em dezembro de 2008 a UGT tinha 55 sindicatos e cinco federações filiadas, com 520 mil associados.

Entretanto, ocorreram algumas fusões e integrações.

PUB