Açoriano Oriental
‘Shuttle’ levou mais de 50 mil pessoas à Lagoa do Fogo no verão

Mais de 50 mil pessoas utilizaram o ‘shuttle’ para visitar a Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, durante o primeiro verão em que o serviço esteve em funcionamento, revelou o Governo dos Açores.


‘Shuttle’ levou mais de 50 mil pessoas à Lagoa do Fogo no verão

Autor: Lusa

“Entre 15 de junho e 30 de setembro, um total de 50.836 pessoas fizeram a viagem de ‘shuttle’ no Vulcão do Fogo, segundo informação disponibilizada pela empresa Atlântico Energy, entidade vencedora do concurso público para prestação do serviço”, adianta o executivo açoriano em nota de imprensa.

Em 15 de junho, foi implementado um transporte de ‘shuttle’ no acesso à Lagoa do Fogo, tendo a circulação automóvel ficado limitada às viaturas dos residentes e vedada a automóveis de ‘rent-a-car’.

Segundo a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada no comunicado, os números sobre os utilizadores do ‘shuttle’ “são demonstrativos do sucesso desta medida e da adequação da solução encontrada para ordenar os fluxos turísticos e disciplinar a visitação de uma das mais emblemáticas atrações dos Açores”.

O ‘shuttle’, que funcionou até 30 de setembro, passava por vários pontos turísticos e tinha como pontos de partida e chegada a Caldeira Velha, na Ribeira Grande, e a Casa da Água, na Lagoa.

“Houve uma enorme diminuição do tráfego automóvel na estrada e até mesmo da utilização dos parques de estacionamento nos miradouros, e, com isso, criámos muito melhores condições para a fruição de todo o espaço e para uma experiência muito mais tranquila”, defendeu a secretária regional Berta Cabral.

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que foram vendidos 48.579 bilhetes para não residentes, 1.040 para residentes e 1.217 para crianças. A média diária de bilhetes vendidos foi de 470.

“O mês em que mais bilhetes foram vendidos foi agosto (16.995), seguindo-se julho (15.053) e setembro (11.946). Junho, mês em que se iniciaram as viagens de ‘shuttle’, foram vendidos 6.842 bilhetes”, lê-se no comunicado.

Segundo o executivo açoriano, o “dia da semana mais procurado foi o sábado, seguindo-se a segunda-feira e o domingo, sendo a quinta-feira o dia que registou menos procura”.

Para Berta Cabral, a solução do ‘shuttle’ no acesso àquela Reserva Natural “é para repetir” no próximo verão.

“Ficou bem demonstrado que não temos, nem sequer estamos perto de ter, qualquer indício de massificação turística. O que era preciso aqui e que é preciso em outros locais, pontualmente, é ordenar o fluxo de pessoas e adequar a tipologia de visitação ao local”, defendeu a governante.

Em 25 de julho foi anunciado que 18.626 pessoas tinham feito até então a viagem ‘shuttle’ para visitação da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, desde a entrada em funcionamento da medida, em 15 de junho.

A iniciativa foi tomada após ter sido aprovado, em janeiro, um projeto de resolução da IL no parlamento açoriano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados