Sete ilhas dos Açores com aviso amarelo devido a chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje as ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores sob aviso amarelo, a partir das 23:00 locais (00:00 em Lisboa), devido às previsões de chuva, que poderá ser forte, e trovoada.




Para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo, por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, vai vigorar entre as 23:00 locais (00:00 em Lisboa) e as 14:00 locais (15:00 em Lisboa) de quarta-feira.

O mesmo aviso estende-se às ilhas do grupo Central ( Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), que vai estar ativo entre as 23:00 locais( 00:00 em Lisboa) e as 11:00 locais (12:00 em Lisboa) de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, na sua página oficial, que sejam tomadas medidas de autoproteção.

Entre as medidas, a Proteção Civil açoriana aconselha que a população mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às sua residências, e feche adequadamente portas e janelas.

Em locais não pavimentados, a Proteção Civil recomenda uma atenção redobrada, alertanto que "as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros".

"Não circular sem necessidade, porque pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água", são outras medidas de autoproteção recomendadas.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares