Açoriano Oriental
Satisfação no regresso dos voos domésticos ao Terminal 1 de Lisboa
O Governo Regional e os empresários açorianos manifestaram-se “satisfeitos” com o anúncio de que os voos domésticos, que servem o arquipélago, vão regressar ao Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa.

Autor: Lusa / AO online
Sandro Paim, presidente da Câmara do Comércio e Industria dos Açores, adiantou à agência Lusa que “vê com agrado esta decisão, ao mesmo tempo que sente tristeza pelo facto de os açorianos continuarem a pagar as mesmas taxas por um serviço de menor qualidade”.

“Ficamos sempre na expectativa de que as taxas, como reivindicamos na altura por escrito, fossem reduzidas para os valores que as companhias de baixo custo (low cost) pagam, mas tal não aconteceu”, sublinhou.

Para o secretário regional da Economia, Duarte Ponte, esta decisão significa o “reconhecimento da razão da posição que o Governo açoriano tomou junto do Governo da República”.

Quando as ligações de Lisboa para os Açores passaram a funcionar no Terminal 2, o governante açoriano apresentou um protesto junto da Secretaria de Estado das Obras Públicas sobre as condições do seu funcionamento, realçando a penalização resultante das dificuldades com que se confrontam os passageiros que necessitam de ligações com o exterior.

Duarte Ponte assumiu esta posição, apesar de reconhecer as dificuldades que o Terminal 1 do Aeroporto da Portela apresenta ao nível da sua capacidade de resposta no atendimento dos passageiros e no tratamento da carga.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, revelou, recentemente, que o Governo da república “prevê concentrar os voos das companhias aéreas de baixo custo (low cost) no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa em 2010”.

"Logo que o Terminal 1 esteja a funcionar sem constrangimentos ou que o Terminal 2 esteja apto para receber partidas e chegadas, o Terminal 2 será dedicado às low cost e os voos domésticos regressarão ao Terminal 1", afirmou Paulo Campos, em declarações à margem da conferência "Diálogo com a Indústria Europeia do Transporte Aéreo sobre Capacidade Aeroportuária".

Inaugurado a 1 de Agosto, o terminal 2 do Aeroporto da Portela destina-se, actualmente, às partidas de voos domésticos com origem em Lisboa e com destino aos aeroportos de Faro, Porto, Bragança, Vila Real, Madeira e Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados